No dia 27 de outubro, foi realizada a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Alumni USP, que reconhece os egressos diplomados da Universidade por suas trajetórias em diferentes áreas de atuação profissional e contribuições para a sociedade.
“Nós nos preocupávamos com os alunos só enquanto eles eram alunos, mas é cada vez mais clara a importância dos egressos para a evolução da Universidade. O egresso precisa continuar ligado à instituição, contribuindo para melhorar a Universidade e compartilhando experiências com os alunos mais jovens”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
A coordenadora do Escritório Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, explicou que “nossa intenção, ao criar esse prêmio, foi homenagear esses profissionais que tanto nos orgulham e aumentar a interlocução, trazendo nossos egressos mais para perto da USP”.
Ao todo, essa primeira edição do prêmio recebeu 428 inscrições, divididas em seis categorias: Contribuições em Ciência e Tecnologia (108 inscrições), Contribuições em Inovação e Empreendedorismo (65 inscrições); Contribuições em Arte e Cultura (41 inscrições); Contribuições na Sustentabilidade Ambiental (62 inscrições); Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas (33 inscrições) e Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social (69 inscrições).
Egressos de destaque
O Prêmio Alumni USP será oferecido anualmente para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação da USP, há mais de dez anos, e que tenha se destacado durante sua trajetória profissional, no Brasil ou no exterior.
O prêmio é dividido em seis categorias: Contribuições na qualidade de vida das pessoas; Contribuições nas relações humanas e inclusão social; Contribuições na sustentabilidade ambiental; Contribuições em inovações e empreendedorismo; Contribuições em arte e cultura; e Contribuições em ciência e tecnologia. Os vencedores de cada categoria recebem um certificado e uma medalha decorativa.
Categoria: Contribuições na qualidade de vida das pessoas
Premiada: Manuela Berto Pucca
Mestre e pós-doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), coordena o grupo Snakebite Roraima, que trata de temas sobre o Ofidismo. A iniciativa leva atendimentos para populações remotas e indígenas e treina profissionais na área. Atualmente, o programa se dedica à descentralização de antivenenos e ao desenvolvimento de tratamentos alternativos em áreas remotas.
Menção honrosa: Rogério José de Azevedo Meirelles
Graduado em Educação Física, mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), e doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), foi o mentor do Programa de Integração Comunitária (PIC), que levou atividades esportivas para praças, centros comunitários, empresas, escolas e igrejas.
Categoria: Contribuições nas relações humanas e inclusão social
Premiada: Raquel da Silva Barros
Bacharel em psicologia e mestre pelo Instituto de Psicologia (IP), trabalha há mais de 30 anos com pessoas e comunidades em condições de vulnerabilidade e, atualmente, é professora de Psicologia Social no Centro Universitário Facens. Foi a criadora do abrigo Lua Nova, que já atendeu mais de 3.500 mães e filhos, e criou o projeto Conexão Musas, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, transformando suas vidas por meio de projetos de renda e moradia.
Menção honrosa: Cid Torquato
Diplomado pela Faculdade de Direito (FD), realizou programas e políticas públicas. Foi secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (2017-2020) e conselheiro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade). Em 2019, recebeu o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes, pela criação do Festival Sem Barreiras.
Categoria: Contribuições na sustentabilidade ambiental
Premiado: Luis Fernando Guedes Pinto
Graduado, mestre e doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), é diretor-executivo da Fundação SOS Mata Atlântica e trabalha há mais de 25 anos com sustentabilidade da agropecuária brasileira e conservação das florestas. Participou da criação da Rede de Agricultura Sustentável e do selo Rainforest Alliance. Possui também diversas contribuições com universidades de vários países.
Menção honrosa: Neiva Maria Robaldo Guedes
Mestre em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), criou o Projeto Arara Azul, em 1999, que estuda e promove a conservação da arara-azul-grande no Pantanal. Em 2003, fundou o Instituto Arara Azul, uma referência na área da conservação.
Categoria: Contribuições em inovações e empreendedorismo
Premiado (empate): Marcelo Victor Pires de Sousa
Mestre e doutor em física pelo Instituto de Física (IF), com foco em Neurofísica. Realizou uma contribuição na área de fotoneuromodulação, com a criação do Light-aid, desenvolvida e fornecida pela Bright Photomedicine, possibilitando o tratamento de 1.200 pacientes com dores crônicas. A empresa difunde produtos e tecnologias utilizando laser de baixa intensidade, sem efeitos colaterais e de baixo custo. O projeto recebeu indicação para o MIT Innovators Under 35 e ficou em 18º lugar no Inovativa 2014.
Premiada (empate): Mona das Neves Oliveira
Doutora em Bioquímica pelo Instituto de Química (IQ), fundou a Biolinker, empresa pioneira em Biotecnologia com foco em proteínas recombinantes. A companhia recebe destaque internacional e, neste ano, realizou suas primeiras exportações para empresa italiana. Recebeu prêmios como Finep de mulheres inovadoras e Hello Tomorrow, em Paris.
Categoria: Contribuições em arte e cultura
Premiada: Ligia Amadio
Graduada em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica (Poli), foi regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro. Além das atividades como regente, realiza a gestão das equipes e se responsabiliza pelas inúmeras operações das orquestras. Foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria “Melhor Maestro do Ano”, em 2002, e nomeada “Melhor Maestro” pelo Prêmio Carlos Gomes, em 2012.
Menção honrosa: André Henrique Ferreira
Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (Poli), iniciou um trabalho de teatro musical com cadeirantes, com espetáculos que proporcionam inclusão e respeito para a comunidade. Dentre suas realizações, participou do musical Noturno Cadeirantes, do Projeto Mix Menestréis, que possibilitou a inclusão de pessoas com e sem deficiência no elenco.
Categoria: Contribuições em ciência e tecnologia
Premiada: Juliana Marotti Grosshausen
Graduada, mestre e doutora na área de prótese dentária pela Faculdade de Odontologia (FO), realizou uma pesquisa que resultou na fabricação de um protótipo de ultrassom dental, com a finalidade de substituir a radiografia dental e evitar radiação ionizante ao paciente. Também foi pioneira no Brasil na pesquisa do tratamento do herpes labial com laser, pela terapia fotodinâmica, indolor e de baixo custo.
Menção honrosa: Gustavo Mendes Lima Santos
Graduado em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), trabalhou na linha de frente da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, gerenciando a equipe responsável pela análise e avaliação de vacinas da covid-19. Atualmente, ocupa o cargo de cientista pesquisador no International Vaccines Institute (IVI), além de atuar como membro do Product Development for Vaccines Advisory Committee (PDVAC), auxiliando no enfrentamento da crise global de saúde pública.
Programa Alumni USP
O Programa Alumni USP foi criado em 2018 com a finalidade de estabelecer uma rede de contato voltada aos antigos alunos da USP. O programa é de responsabilidade do Escritório Alumni USP, que conta com um Conselho Executivo formado por docentes indicados pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, além de um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e um representante da categoria de ex-alunos que faça parte do Conselho Universitário.
Dentre as suas responsabilidades, o programa coordena a plataforma Alumni USP, que possibilita o cadastramento dos ex-alunos e a coleta de informações dos egressos e oferece a eles oportunidades, como o e-mail alumni.usp, acesso aos recursos da Universidade, conexão com outros alunos, vantagens e anúncios de vagas de emprego, educação continuada, entre outras.
Em março de 2022, a plataforma alcançou a marca de 100 mil usuários cadastrados e, hoje, esse número ultrapassa os 106 mil.
Confira a íntegra da cerimônia de entrega do primeiro Prêmio Alumni USP: