USP Diversa firma parceria com ISA CTEEP para financiar bolsas para estudantes

Apoio visa a garantir auxílio financeiro e programas de desenvolvimento a 16 estudantes da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos

 23/08/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 26/08/2024 às 16:12
Grupo de onze pessoas estão em uma sala de reunião; ao fundo, dois telões com imagens de estudantes
Alguns dos estudantes contemplados com os auxílios participaram presencial e virtualmente de um encontro com representantes da ISA CTEEP e do Escritório USP de Parcerias, no início do mês de agosto, na sede da empresa, em São Paulo – Foto: Divulgação

 

O programa USP Diversa firmou uma parceria com a empresa ISA CTEEP, ligada ao setor de transmissão de energia, para o financiamento de bolsas para estudantes egressos do ensino público em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A empresa está financiando bolsas para 16 estudantes do primeiro e do segundo ano dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica (Poli) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) durante o período completo da graduação. Ao todo, 50% dos contemplados são mulheres. Além disso, a iniciativa proporciona uma série de ações de desenvolvimento acompanhadas por colaboradores e executivos da ISA CTEEP.

O auxílio financeiro anual equivale a R$ 9.600, ou seja, são R$ 800 de apoio mensal oferecido ao longo da trajetória acadêmica de cada estudante, que, em média, leva cinco anos. A Universidade oferece a cada estudante contemplado com o auxílio decorrente da parceria com a ISA CTEEP a gratuidade das refeições nos restaurantes universitários.

+ Mais

USP Diversa firma parceria com o Instituto Louis Dreyfus para financiamento de bolsas

Fundo USP Diversa une empresários e filantropos para apoiar a permanência estudantil

A USP adotou a política de reserva de vagas para estudantes do ensino público e de critérios étnico-raciais desde 2018. Com isso, o USP Diversa foi criado para engajar a sociedade no apoio a esses estudantes, assegurando auxílio financeiro para egressos do ensino público em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) realiza o acompanhamento acadêmico e do impacto do programa nos estudantes beneficiados com o auxílio do Programa USP Diversa. Além disso, as empresas parceiras promovem maior engajamento com os estudantes por meio de mentorias, ações de pertencimento, ingresso no mercado de trabalho e planejamento da carreira.

“Todas as parcerias com o USP Diversa ajudam a suplementar a política de permanência estudantil da USP, apoiam as iniciativas de inclusão e promovem o desenvolvimento acadêmico. O objetivo da parceria entre o ISA CTEEP e a USP vai além da questão da permanência estudantil, contemplando os bolsistas com novas perspectivas que essa parceria pode oferecer”, pontua o coordenador do Escritório USP de Parcerias, Moacir de Miranda Oliveira Junior.

“A parceria com o USP Diversa nos permite reafirmar nosso compromisso com a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para jovens talentos. Sabemos que a evasão dos jovens em situação de vulnerabilidade é alta e queremos contribuir para que esse desafio seja superado. Entendemos que educação é o principal instrumento de desenvolvimento da nossa sociedade e de redução da desigualdade social”, afirma a gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP, Ana Carolina David.

Além da ISA CTEEP, o USP Diversa já conta com outros parceiros que, juntos, financiam mais de 300 bolsas de permanência. Entre eles, Itaú, Santander, Enel, Logicalis, Instituto Louis Dreyfuss, Fundo Patrimonial da USP e Mover (Movimento pela Equidade Racial). Desde 2022, a cantora Marisa Monte é a embaixadora do programa, participando de ações para divulgá-lo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.