O Instituto Louis Dreyfus (ILD) firmou um acordo com o programa USP Diversa. Por meio dele, serão viabilizadas 20 novas bolsas de permanência para estudantes da USP, nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental e Ciência dos Alimentos, todos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
O USP Diversa é um programa de bolsas de auxílio à permanência estudantil para alunos que vêm do ensino público e estão em vulnerabilidade socioeconômica. Essa iniciativa funciona de forma complementar a outros programas da USP. O objetivo da nova parceria é desenvolver jovens profissionais e promover a diversidade no agronegócio brasileiro, ampliando as oportunidades para mulheres e estudantes de escolas públicas. Os estudantes receberão um subsídio econômico para cobrir despesas com alimentação, moradia, transporte e materiais de estudo.
“A missão do ILD é promover a segurança alimentar por meio da agricultura familiar sustentável e da educação. Em parceria com o USP Diversa, buscamos contribuir para a formação de um grupo de jovens profissionais diversos e talentosos, com potencial para transformar o futuro do setor agrícola e promover um desenvolvimento econômico sustentável”, afirma Vitor Correa, diretor-presidente do Instituto, que representa a Fundação Louis Dreyfus Foundation no Brasil.
A pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, Ana Lucia Duarte Lanna, ressalta a importância do envolvimento de empresas e entidades da sociedade civil em causas como esta: “A parceria com o Instituto Louis Dreyfus reforça a relevância do Programa USP Diversa e o papel que esse tipo de ação desempenha em segmentos específicos. Um dado interessante, por exemplo, é que, dos contemplados com a atual seleção, 65% são mulheres, o que colabora para a construção da equidade de gênero. Esperamos que essa iniciativa perdure para além dos 12 meses iniciais e seja um estímulo para atrair novos parceiros”.
Além do ILD, o USP Diversa já conta com outros parceiros que, juntos, financiam mais de 300 bolsas de permanência. Entre eles, Itaú, Santander, Enel, ISA CTEEP, Logicalis, Fundo Patrimonial da USP e Mover (Movimento pela Equidade Racial).
Desde 2022, a cantora Marisa Monte é a embaixadora do programa, participando de ações para divulgá-lo.