Oliveira e o novo vice-diretor, Shaker Chuck Farah, tomaram posse em uma cerimônia realizada ontem, dia 27 de junho, na Sala do Conselho Universitário, e prestigiada por vários dirigentes da Universidade, pesquisadores, funcionários, alunos e pelos ex-diretores do instituto José Manuel Riveros, Walter Colli, Hans Viertler, Fernando Rei Ornellas e Luiz Henrique Catalani.
O novo diretor também ressaltou a importância da internacionalização e da inovação e explicou que “um de nossos objetivos é ampliar a visibilidade internacional, aumentando os convênios bilaterais e de dupla titulação para a pós-graduação estendendo-os para a graduação, com vistas a consolidar a internacionalização no Instituto de Química”.
“Temos hoje a tarefa de pensar o IQ do futuro, mantendo as bases sólidas de sua origem, sustentada na produção de ciência básica, apontando estratégias e questões a serem debatidas com o propósito de consolidar a nossa liderança acadêmico-científica”, concluiu o novo diretor.
Inovação
“São pessoas como vocês que fazem a história da Universidade. Nós temos nossos prédios, nossos equipamentos, mas é a dedicação de nossos professores, servidores e alunos que faz a USP”, disse o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que iniciou seu discurso agradecendo a atuação do ex-diretor Paolo Di Mascio e saudando os novos dirigentes.
“A posse é uma renovação e é assim que a Universidade vive: da renovação dos alunos que entram e saem todos os anos, da renovação dos nossos professores e, principalmente, da renovação dos nossos dirigentes”, lembrou Carlotti.
O reitor ressaltou a importância do Instituto de Química, especialmente na formação de pós-graduados, e destacou que “o desafio agora é aumentar a interação com o governo e com o setor privado. A inovação é uma vocação do Instituto de Química e espero que vocês consigam incrementar ainda mais a parceria com o setor produtivo, para que as soluções encontradas pelos pesquisadores do IQ cheguem à população e consigam melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros”.
Quem são
Pedro Vitoriano de Oliveira é bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP e doutorado também pela UFSCar. Desenvolve pesquisas na área de Química Analítica, com ênfase nos métodos ópticos de análise, métodos de separação e preparo de amostras com vistas ao desenvolvimento e aplicações de métodos para determinações elementares e de especiação química em amostras de alimentos, ambientais e de interesse tecnológicos.
Foi um dos fundadores e é editor associado do periódico Brazilian Journal of Analytical Chemistry, é membro do corpo editorial do periódico Foods e atua como assessor de vários outros periódicos. Na administração central, atuou como secretário-geral da Universidade, no período de 2018 a 2022, e é presidente do Comitê de Patrocinadores do Museu do Ipiranga 2022, responsável pelas obras de restauração do museu.
O vice-diretor Shaker Chuck Farah é graduado em Bioquímica e Química pela Universidade de Toronto (1985), com mestrado em Bioquímica pela mesma instituição e doutorado em Ciências Biológicas pela USP. Professor titular do Departamento de Bioquímica do IQ, Farah desenvolve estudos cujo foco principal é entender a base estrutural de processos importantes para comportamentos bacterianos complexos, utilizando como modelo o fitopatógeno Xanthomonas citri, causador do cancro cítrico. Também desenvolve pesquisas técnicas de biologia estrutural, espectroscopia, microscopia de fluorescência, produção de nocautes gênicos e análise de redes de interação proteína-proteína.
Assista à íntegra da cerimônia de posse dos novos diretores do Instituto de Química.