Consulta à comunidade para escolha do novo reitor será no dia 23/10

17/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 19/10/2017 as 14:13

No próximo dia 23 de outubro, será realizada a consulta à comunidade universitária sobre a escolha dos novos reitor e vice-reitor da USP. Esta será a primeira vez que a votação será realizada on-line, com a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade.

Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de Graduação e de Pós-Graduação regularmente matriculados na Universidade, totalizando cerca de 100 mil pessoas.

Os eleitores poderão registrar seu voto eletronicamente das 9h às 18h. Cada eleitor poderá votar em uma das chapas inscritas no processo eleitoral. Caso não escolha nenhuma chapa, a opção será considerada em branco.

O sistema de votação eletrônica utilizado é o Helios Voting, com segurança criptográfica, no qual cada participante obtém um comprovante da cédula de votação que pode ser verificado, de modo a garantir que o voto foi recebido e registrado apropriadamente.

Até o dia 22 de outubro, o sistema enviará, a cada eleitor, uma mensagem para a conta de e-mail cadastrada na base de dados corporativa da USP, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação.

A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista tríplice dos dirigentes. A Comissão Eleitoral divulgará o resultado da consulta às 20h, no próprio dia 23 de outubro.

Eleição para reitor

A eleição para reitor e vice-reitor, que também será feita por votação eletrônica, será realizada no dia 30 de outubro. Quatro chapas se inscreveram para concorrer aos cargos.

A Assembleia Universitária é constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados (veja aqui como é o processo de eleição).

Os novos dirigentes tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2018 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 27ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat. O primeiro vice-reitor foi Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica, que tomou posse em 1950.