Colchões novos são entregues aos moradores do Crusp

Também já estão em fase de licitação a implantação do novo sistema de interfones e a troca de mobiliário de todos os apartamentos. As iniciativas fazem parte do plano de recuperação do Conjunto Residencial da USP

19/07/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 18/08/2023 as 13:30

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Joyce Tenório (estagiária)*

Já foram entregues colchões aos alunos dos blocos B e C do Crusp - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp) começaram a trocar seus antigos colchões por novas unidades. A renovação dos colchões é mais uma das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) para a recuperação do Crusp e melhoria das condições de vida dos estudantes.

Ao todo, serão distribuídos quase 1.100 colchões, cuja entrega será dividida em quatro lotes. A primeira delas foi realizada na semana passada, para os blocos B e C do Crusp. A expectativa é que até agosto, todos os moradores já tenham recebido os novos bens.

Para garantir a aquisição de produtos de qualidade, foi exigido o atendimento a especificações técnicas, como uma boa densidade da espuma (D33), além de certificados atestando as condições da matéria-prima e o cumprimento das normas específicas para a fabricação de colchões.

A reposição de colchões do Crusp geralmente é feita com aquisições menores, entregues apenas a alunos ingressantes. A última grande compra foi realizada em 2010, com a inauguração do Bloco A1 e a distribuição dos colchões aos novos moradores. A renovação de colchões e mobiliário foi apontada pelos moradores como uma das prioridades para a melhoria das condições de vida no Conjunto.

Próximas ações

Além da aquisição de novos colchões, várias outras iniciativas relacionadas já estão em curso no Crusp. Para garantir maior eficiência à manutenção de rotina dos apartamentos, foram adquiridos itens essenciais como portas, fechaduras, torneiras, lâmpadas, chuveiros, resistências, tomadas e disjuntores.

Nos próximos meses deve acontecer a instalação de um novo sistema de interfone, que conectará todos os apartamentos à portaria. Outra ação em andamento é a licitação para compra de camas com gaveteiros, guarda-roupas, escrivaninhas e estantes de livros para todos os moradores.

Estão em fase de projeto a impermeabilização das coberturas e reforma do sistema de coleta pluvial dos prédios, para evitar que ocorram vazamentos nos apartamentos; a reforma da rede elétrica; e a instalação de novos bicicletários.

+ Mais

Crusp passa por processo de descupinização de todos os prédios

Paralelamente, a Pró-Reitoria está trabalhando na elaboração de um projeto para a instalação de cozinhas em todos os apartamentos. Por causa da complexidade da obra, o projeto exige que, antes de sua realização, sejam efetuadas a adequação do piso e a preparação dos sistemas hidráulicos e elétricos de todos os apartamentos.

O processo de recuperação do Conjunto Residencial da USP começou em 2021, quando teve início a reforma do bloco D. Com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, que incorporou a antiga Superintendência de Assistência Social, houve uma mudança na percepção das prioridades dos moradores e de como as reformas deveriam ser conduzidas.

Entre maio e junho, todos os blocos passaram por um processo de descupinização, que contou com grande adesão e colaboração dos moradores.

Conjunto Residencial da USP

Localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, o Crusp é formado por oito blocos, com capacidade para abrigar cerca de 1.600 estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Atualmente, os apartamentos possuem três quartos individuais, uma sala comum, banheiro e pia, e os prédios também são equipados com cozinhas e lavanderias compartilhadas.

As vagas são destinadas a alunos com dificuldades socioeconômicas e geridas pela coordenadoria Vida no Campus da PRIP. O Programa de Permanência Estudantil da Universidade concede suporte à moradia para aproximadamente 15 mil estudantes, sendo oferecidas 2.700 vagas em moradia estudantil, como o Crusp, e 12.300 auxílios integrais, no valor de R$ 800. Os estudantes com vaga nas moradias também recebem um auxílio parcial, no valor de R$ 300.

*Sob supervisão de Simone Gomes de Sá