Cidade Universitária lança novo sistema para informar sobre eventos no campus

O Sistema Campus USP busca ampliar a interatividade e o compartilhamento de informações da Prefeitura do Campus USP da Capital com a comunidade

12/09/2023 - Publicado há 10 meses
O novo sistema foi apresentado em um evento realizado no dia 11 de setembro, no auditório do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) lançou o novo Sistema Campus USP, que foi desenvolvido para ampliar a comunicação e interatividade entre toda a comunidade universitária.

prefeita do campus, Raquel Rolnik, explicou que “o objetivo principal da ferramenta é contribuir para um ambiente mais integrado no interior da Universidade, visando a uma comunicação mais efetiva e a um compartilhamento crucial de informações nos ambientes comuns. O Sistema Campus USP é essencial como forma de apoiar a gestão e contribuir para o planejamento da Prefeitura”.

O sistema será dividido em dois ambientes: abertura e acompanhamento de uma solicitação de serviço no espaço comum para a PUSP-C, incluindo as demandas do aplicativo Campus USP; e a Agenda Compartilhada, ferramenta em que as unidades e órgãos da Universidade poderão compartilhar os grandes eventos previstos, manutenções e interdições. Dessa forma, toda a comunidade poderá ser informada dos acontecimentos no campus.

“O diferencial dessa Agenda Compartilhada é que poderá ser acessada por todos os cadastrados no sistema. Até agora, nós trabalhamos com as pessoas que estavam diretamente envolvidas nos eventos, procurando informá-las. Agora, poderemos ampliar a informação aos que não estão envolvidos, mas serão impactados de alguma forma e precisam se planejar”, ressaltou a prefeita.

A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e substituirá o USP Atende, que será desativado e terá suas demandas em andamento concluídas pela própria PUSP-C. A previsão é que o sistema seja disponibilizado para todos os campi nos próximos 18 meses.

“O Sistema Campus USP é mais uma entrega da principal meta da Superintendência, que é tornar a USP 100% inteligentemente digital. Esse sistema foi construído de forma colaborativa, está disponível também via aplicativos de celulares e deverá otimizar os serviços de atendimento das prefeituras dos campi da USP, bem como aumentar a comunicação entre as demandas apontadas pela comunidade USP e suas respectivas soluções”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

O acesso ao sistema para o agendamento dos eventos será realizado por meio do número USP e senha única dos usuários cadastrados pela PUSP-C. Um formulário será encaminhado para as unidades indicarem seus funcionários autorizados.