A Superintendência de Assistência Social (SAS) inaugurou, no dia 12 de novembro, o primeiro Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes (Care-USP), que centraliza todos os atendimentos presenciais do Serviço Social, do Rucard, do Passe Escolar, de consultas sobre o PAPFE, entre outros serviços.
“O Care reúne em um só lugar um conjunto de atendimentos da SAS colocados à disposição dos nossos estudantes, com praticidade e conforto. É uma iniciativa que contribui para valorizar a convivência na Universidade”, explicou o superintendente de Assistência Social, Gerson Yukio Tomanari.
Serviços oferecidos no Care-USP
- Atendimento e venda de crédito do Rucard para acesso aos restaurantes universitários
- Agendamentos e consultas no Serviço Social
- Atendimento do Passe Escolar
- Atendimento aos moradores do Crusp
- Atendimento do PAPFE
- Relacionamento da SAS com os estudantes (comentários, sugestões, elogios e reclamações)
Localizado na Cidade Universitária, próximo ao Conjunto Residencial e ao Restaurante Central, o Care-USP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O atendimento ao Rucard tem um horário ampliado e funciona das 7h às 19h45.
SAS na palma das mãos
Além da inauguração do Care-USP, a Superintendência anunciou outras duas ações integradas que facilitarão o acesso dos estudantes às informações e serviços oferecidos: o lançamento do aplicativo “Cardápio+” e a reformulação do site da Superintendência.
O aplicativo “Cardápio+” para dispositivos móveis é o novo app da SAS e disponibiliza informações sobre o cardápio de todos os restaurantes universitários e sobre os serviços oferecidos pela Superintendência, como apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches, serviço social e Acolhe USP.
O app “Cardápio+” é uma atualização e ampliação do “Cardápio USP”, um dos aplicativos mais utilizados da Universidade, baixado em cerca de 40 mil celulares. O “Cardápio+” já está disponível nas versões para iOS e Android.
Outra novidade é a página da Superintendência de Assistência Social, que mudou o endereço eletrônico (sas.usp.br) e foi reformulada para ser mais amigável e facilitar o acesso aos serviços prestados.
“Estreitar a comunicação da SAS com a comunidade universitária, especialmente com os estudantes, é essencial para progredirmos em nossas políticas de inclusão e permanência estudantil. Sabemos que o fluxo das informações ocorre pelos meios digitais e, cada vez mais, nos aplicativos móveis. Os novos site e aplicativo almejam levar informações de forma clara e amigável a dezenas de milhares de usuários, incluindo os candidatos ao ingresso na USP, que poderão conhecer os apoios estudantis que os esperam. Para os usuários internos, em particular, constituem a abertura de canais de aproximação e acolhimento institucional”, explica Tomanari.