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USP oferece disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no Brasil
A fim de preparar profissionais para atender as pessoas com deficiência, Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão passa a ser oferecida a estudantes de todos os cursos de graduação
Curso vai apresentar conteúdo sobre tecnologias assistivas para os estudantes de graduação – Foto: Milton Michida /GOV-SP/Flickr
A partir deste primeiro semestre de 2025, a USP passa a oferecer a seus estudantes de graduação uma disciplina que trará conteúdos essenciais para promover uma educação mais acessível e inclusiva em todas as áreas do conhecimento. Trata-se Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, curso idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo, em parceria com a USP e outras três universidades estaduais: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Oferecida como optativa livre, a nova disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes universitários a compreenderem e promoverem a inclusão em diversos contextos sociais e educacionais. Por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar, a disciplina busca sensibilizar futuros profissionais para a importância de eliminar barreiras, garantir os direitos das pessoas com deficiência e fomentar uma cultura que valorize a diversidade humana. Além disso, visa preparar os alunos para aplicar conceitos de acessibilidade, tecnologia assistiva e desenho universal em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Entre os principais temas que serão abordados na disciplina estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, os direitos das pessoas com deficiência e a importância da cultura inclusiva. Os estudantes também terão acesso a conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem, práticas pedagógicas voltadas à diversidade, e discussões filosóficas e éticas sobre inclusão. A disciplina reforça a importância da acessibilidade, incentivando uma visão integrada e prática em diversos contextos sociais e educacionais.
A disciplina será oferecida concomitantemente em todas as universidades estaduais paulistas. Qualquer estudante de graduação matriculado poderá se inscrever no curso. Em cada universidade, um professor da casa será responsável pela disciplina. Na USP, a responsabilidade neste semestre será de Rosângela Gavioli Prieto, professora da Faculdade de Educação (FE) e especialista em temas em educação especial com orientação inclusiva. Os conteúdos do curso poderão ser acessados pela plataforma digital da Univesp. Segundo informação da SEDPcD, a disciplina terá 8 mil vagas por semestre, totalizando 16 mil vagas por ano, somadas todas as universidades.
Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, que surge como parte de iniciativas da secretaria para, em parceria com as universidades, incentivar a formação de profissionais preparados para atender as pessoas com deficiência. Dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência indicam que há mais de 3,3 milhões de pessoas com deficiência no estado de São Paulo.
“Essa disciplina é mais uma parceria da SEDPcD com as universidades paulistas, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade. No ano passado, avançamos com a assinatura de editais de pesquisa de tecnologia assistiva, com 52 projetos, e o lançamento de três Centros de Ciência para o Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Agora, damos mais um passo importante ao integrar esses temas na formação de nossos futuros profissionais, promovendo uma sociedade mais acessível e equitativa”, destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
*Com informações da SEDPcD.
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