Projeto Astrominas inicia inscrições para inspirar meninas de todo o Brasil nas ciências exatas

Exclusivamente on-line, a 5ª edição do projeto tem 400 vagas para garotas de 14 a 17 anos de todo o Brasil; inscrições se encerram em 16 de junho

 17/05/2024 - Publicado há 1 mês
Projeto Astrominas oferece 400 vagas, que serão sorteadas entre garotas cis e trans inscritas por todo o Brasil – Ilustração: Reprodução/Freepik

 

Começam no dia 20 de maio as inscrições para a 5ª edição do projeto Astrominas, que busca desconstruir a ideia de que ciências exatas não são para garotas. O projeto trabalha por meio do ensino das ciências da terra e do universo.

+ Mais
Ermínia Maricato

Voz das cidades: Ermínia Maricato será homenageada Professora Emérita da USP

Pesquisadora da USP é reconhecida por estudo sobre metabolismo no Prêmio L’Oréal

Para participar, é necessário ter entre 14 e 17 anos, se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), estar regularmente matriculada em uma escola de ensino básico e se inscrever neste formulário. A abertura das inscrições acontece no dia 20 de maio e vai até 16 de junho. O sorteio das vagas e convocação para a primeira chamada acontecem no dia 19 do mesmo mês.

Em caso de vagas remanescentes, a segunda chamada será feita no dia 24. O evento terá início no dia 7 de julho. Um total de 20% das vagas serão destinadas a garotas do grupo PPI (Preto, Pardo e Indígena) e 60% a estudantes de escolas públicas. Confira o edital completo neste link.

Idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o Astrominas nasceu em 2019 e já capacitou centenas de garotas. O projeto tem como objetivo facilitar o contato entre jovens alunas e mulheres cientistas, incentivando as meninas na escolha e continuidade de carreiras nas áreas da ciência e tecnologia. Independente das suas escolhas no futuro, a organização do projeto acredita que o conhecimento é um empoderamento para as meninas.

Elysandra Cypriano – Foto: Arquivo pessoal

“O Astrominas tem a missão de ir muito além do que apresentar as grandes áreas das ciências exatas e da terra para que meninas, eventualmente, optem por uma dessas carreiras científicas”, conta a coordenadora do projeto, Elysandra Cypriano, que é docente do Departamento de Astronomia do IAG. “Nossa preocupação é com todas as meninas, independentemente de suas escolhas profissionais no futuro. Conhecer a ciência, o método científico e o impacto de nossas ações no nosso planeta é importante para o exercício da cidadania.”

Nesta edição, que será exclusivamente on-line, o projeto pretende abrir 400 vagas, que serão sorteadas entre garotas inscritas por todo o Brasil. As atividades começam no dia 13 de julho e só terminam em 2 de agosto. Ao todo, serão quase três semanas em que as meninas participantes devem reservar de 3 a 4 horas por dia para cumprir as atividades, que podem ser feitas em qualquer horário. As meninas que completarem todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP confirmando a participação.

O Astrominas conta com o apoio das “fadas madrinhas”, que são mulheres de diferentes áreas da ciência. Além de monitoras das participantes, como forma de incentivo, as fadas compartilham com elas suas trajetórias na ciência. “Ao longo de todo o processo, as meninas criam um vínculo afetivo com suas fadas madrinhas e muitas vezes continuamos em contato após o nosso grande evento”, explica a professora Elysandra. “É a coisa mais linda poder acompanhar suas trajetórias.”

Saiba mais:
https://sites.usp.br/astrominas/astrominas-2024


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.