Na USP, alunas do ensino fundamental podem “mergulhar” na ciência

Projeto em São Paulo oferece palestras, oficinas e aulas práticas com pesquisadoras de várias áreas; inscrições até 31 de maio

29/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/06/2019 as 11:26
Meninas aprendem os princípios fundamentais da astronomia com a professora Elysandra Cypriana, na edição do Meninas com Ciência, em 2018 – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Durante quatro dias, 50 meninas vão passar parte de suas férias de julho na USP, na capital paulista. Longe da praia, mas perto da ciência, elas vão aprender sobre astronomia, química, neurociências, engenharia, entre outras áreas, durante a programação do Mergulho na Ciência USP.

Coordenado pela professora Camila Signori, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, o evento é gratuito e envolve palestras, oficinas e aulas práticas com professoras e pesquisadoras. As inscrições vão até dia 31 de maio pelo site.

Quem pode participar?

+ Mais

USP aproxima jovens meninas das grandes estrelas

Com aulas gratuitas na USP, meninas vão explorar o mundo da ciência

Meninas entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, independente da idade, matriculadas em escola da rede pública ou particular, que possam participar de todos os dias de evento, que ocorre de 24 a 27 de julho, das 9 às 17 horas.

Interessadas em participar do evento como monitoras também podem se inscrever. Para isso, é preciso estar cursando a graduação e ter disponibilidade em todos os dias do evento. As 15 monitoras serão responsáveis por supervisionar e auxiliar as meninas, participar dos processos de ensino e aprendizagem, além de praticar habilidades de liderança.

O local é a Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Almoço e lanche estão incluídos. O transporte é de responsabilidade dos pais e responsáveis.

As 50 meninas serão sorteadas para o evento, sendo 25 de escolas públicas e 25 de escolas particulares. As candidatas receberão um e-mail de confirmação de inscrição. O sorteio é on-line e será realizado no dia 5 de junho, com transmissão ao vivo pelo Instagram. Caso haja desistências, a segunda chamada será realizada em 12 de junho.

Elas na ciência

“Essas garotas serão nossas futuras advogadas, médicas, políticas e engenheiras. Elas levarão para as profissões a consciência da importância do desenvolvimento científico e tecnológico para a sociedade”, diz Amanda Gonçalves Bendia. Ela é cientista palestrante na área de astrobiologia e faz parte do Comitê Organizador do Mergulho na Ciência USP.

No ano passado, com o nome Meninas com Ciência, o projeto ganhou grande repercussão na mídia e nas redes sociais e foi realizado na USP durante cinco sábados, entre outubro e dezembro. O programa aconteceu em São Paulo pela primeira vez em 2017, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), inspirado em versões anteriores que ocorreram no Rio de Janeiro.

“Juntos, poderemos fazer a diferença na vida das meninas e, assim, no futuro, tendo mais cientistas, projetos inteligentes, oportunidades e histórias de sucesso, visando à saúde do nosso planeta e a nossa própria existência”, afirma a assistente Cláudia Oliveira, mãe de uma das meninas participantes em 2018.

Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Mais informações: site https://www.mergulhonaciencia.com/, e-mail mergulhonaciencia@gmail.com