O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza nesta terça-feira (10), às 16 horas, a palestra A Água e a participação indígena na sociedade brasileira, com Eliane Potiguara. Em sua conversa, a escritora, poetisa, professora e ativista discutirá a conexão entre a água e a preservação cultural indígena.
Formada em Letras e Educação, Eliane tornou-se a primeira mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2021. Foi, também, fundadora do Grupo Mulher- Educação Indígena (GRUMIN) e trabalhou pela declaração Universal dos Direitos Indígenas nas Nações Unidas.
Em 2014 recebeu o título de Cavaleira da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. Seus livros incluem Metade cara, metade máscara (2004), A terra é a mãe do índio (1990) e O vento espalha minha voz originária (2023). Eliane é indígena da etnia Potiguara, originária do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil.
A palestra terá lugar no Auditório Walter Zanini no MAC, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Vila Mariana, São Paulo. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição e será transmitido ao vivo com tradução em o inglês no canal do museu no YouTube: https://www.youtube.com/@MACUSPVIDEOS.
Para maiores informações: Secretaria Acadêmica MAC USP – acadmac@usp.br