Todos os anos, durante as férias escolares de janeiro e julho, o Núcleo Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas para o público infanto-juvenil. A partir do dia 15 de janeiro, o MAE oferecerá suas primeiras atividades de férias de 2024, que acontecerão presencialmente nas instalações do museu, na Cidade Universitária.
O programa oferecido desta vez será focado em uma das exposições que está em cartaz no museu, a “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, além da Reserva Técnica Visitável.
Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas a partir de 8 de janeiro, sendo gratuitas e abertas ao público. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato através do e-mail ou do telefone do Educativo do museu.
As atividades serão distribuídas em seis dias diferentes, e cada dia será atendida uma faixa etária, como divulgado pela comunicação do MAE. As datas ficaram divididas da seguinte forma:
- 15/01 (segunda-feira): crianças de 6 a 8 anos
- 17/01 (quarta-feira): crianças de 9 a 11 anos
- 18/01 (quinta-feira): crianças de 6 a 8 anos
- 19/01 (sexta-feira): crianças de 9 a 11 anos
- 22/01 (segunda-feira): adolescentes 12 a 16 anos
- 24/01 (quarta-feira): adolescentes de 12 a 16 anos
Em todas as datas, as atividades estão programadas para serem realizadas das 14 às 17 horas.
Resistência já!
A exposição “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, está em cartaz no MAE e é um dos focos do programa de férias. A mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre o museu com os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena.
Selecionados pelos próprios indígenas, a exibição coloca em exposição fotografias, vestimentas e demais artefatos para ensinar e aproximar os visitantes da cultura e das tradições dos povos indígenas do Brasil.
Além das visitas programadas dentre as atividades de férias para o público juvenil, a exposição está aberta no museu com entrada livre, sem necessidade de agendamento. Para os que quiserem contar com um guia durante a visita é necessário o aviso prévio ao museu para realizar a reserva. O MAE funciona de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Reserva Técnica
Além da exposição, outro foco da programação é a Reserva Técnica Visitável (RTV). A Reserva é uma coleção de arqueologia amazônica que foi recebida pelo MAE em 2005, em forma de guarda provisória.
A coleção conta com diferentes artefatos arqueológicos de várias regiões da Amazônia, e evidenciam as formas de ocupação indígena desses territórios. Além da exibição dos materiais, na RTV o MAE busca demonstrar aos visitantes a atuação de um museu e suas responsabilidades com seu acervo.
A Reserva também é aberta à visitação para além do programa de férias, sendo necessário um agendamento prévio para o atendimento ao público.
Leia mais: