Na próxima terça-feira (21), o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP reunirá pesquisadoras e pesquisadores em um evento dedicado ao debate sobre a pesquisa e o acervo no reconhecimento e valorização da memória e das referências culturais afro-brasileiras. Além das duas mesas com discussão de trabalhos relacionados às questões raciais, o evento Consciência Negra nos Estudos Brasileiros contará com uma apresentação musical da instrumentista Gabriele Leite, revelação do violão clássico que está lançando seu primeiro álbum.
As atividades de Consciência Negra nos Estudos Brasileiros integram um conjunto de ações que o IEB vem empreendendo para valorizar a história, a memória e a produção artística e intelectual dos diversos sujeitos que compõem a sociedade brasileira, em consonância com a implementação das ações afirmativas na Universidade. O evento é organizado pela equipe do IEB e pelo Grupo de Pesquisa Patrimônios Culturais, Museus e Direitos Humanos, coordenado pela professora Inês Gouveia e pela museóloga Gleyce Kelly Heitor.
Segundo Inês Gouveia, as transformações pelas quais o Brasil e a USP passam têm se refletido nos interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação que fazem suas pesquisas no acervo do instituto. “O acervo do IEB registra – de modo documental, bibliográfico e/ou artístico – a existência de sujeitos e grupos de diferentes condições sociais que compõem o Brasil. Mas, como é previsto, a transformação da sociedade impele que as instituições que lidam com a memória social e o patrimônio cultural sempre revejam seus acervos (e a aquisição de novos), bem como a forma de comunicá-los”, diz a professora.
Participarão do evento docentes que trabalham com as questões raciais e, de diferentes formas, lecionam, pesquisam e estabelecem parcerias com o IEB. É o caso da jornalista Bianca Santana, doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, diretora-executiva da Casa Sueli Carneiro e comentarista do Jornal da Cultura; do músico Tiganá Santana, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB, doutor pelo Programa de Estudos da Tradução da USP e primeiro compositor brasileiro a apresentar um disco com obras em línguas africanas; e de Ligia Fonseca Ferreira, professora do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Letras pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama.
O evento Consciência Negra nos Estudos Brasileiros ocorre presencialmente entre 14 e 19 horas. Não é necessário fazer inscrição, mas a participação está sujeita à lotação do auditório. A apresentação da violonista Gabriele Leite começa às 18 horas, com apresentação de algumas composições do álbum Territórios – ouça a seguir:
Serviço:
Consciência Negra nos Estudos Brasileiros, no IEB
Data: terça-feira, 21 de novembro de 2023, das 14 às 19 horas
Local: Auditório 2 do IEB (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo – SP)
Programação:
- Mesa 1– 14 horas – IEB e consciência negra, com Nathália Cecília Pessoa Caires, Carolina Natividade, Luciana Martins Diogo e Cristiane Avelar. Mediação de Enidelce Bertin
- Mesa 2 – 15 horas – Acervos, pesquisas e consciência negra, com Bianca Santana, Tiganá Santana e Ligia Fonseca Ferreira. Mediação de Inês Gouveia
- Debate aberto ao público – 17 horas
- Encerramento – 18 horas – Apresentação de Gabriele Leite
Mais informações pelo telefone (11) 3091-3197