Especialistas sugerem a língua de sinais como estratégia de fortalecimento da cidadania

Evento da USP pretende refletir sobre o papel da sociedade em garantir o acesso à comunicação e à informação da comunidade surda

 18/12/2023 - Publicado há 12 meses
Por
Evento da ECA-USP busca discutir o ensino de Libras como papel fundamental na formação acadêmica e cidadã - Foto: Freepik

No dia 20 de dezembro, o Laboratório de Investigação e Ensino em Comunicação, Educação e Cultura Midiática (Labidecom) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai realizar o evento Educomunicando em Libras: Inclusão e Acessibilidade no Fortalecimento da Formação Cidadã. O encontro conta com a participação das professoras de Língua Brasileira de Sinais da USP Corina Albuquerque e Sylvia Lia Grespan Neves e Luis Miguel, pesquisador em Libras, assim como intérpretes da língua de sinais. Com início às 19h30, a mesa virtual será transmitida pelo canal do Labidecom no YouTube. 

O evento busca discutir o ensino de Libras como papel fundamental na formação acadêmica e cidadã. “Ao considerarmos questões de acessibilidade, estamos trilhando um caminho necessário para um mundo mais justo, com menos obstáculos para as pessoas participarem da sociedade. A Libras faz parte dessa busca, tendo um papel essencial em garantir o acesso à informação e à comunicação para uma comunidade que tem uma língua e uma cultura própria – a comunidade surda”, afirma Luis Miguel.

Serviço:

Educomunicando em Libras: Inclusão e Acessibilidade no Fortalecimento da Formação Cidadã

Dia 20 de dezembro, às 19h30

Em formato on-line, pelo canal do Labidecom no YouTube

Banner do evento "Educomunicando em Libras" - Imagem: Divulgação/Labidecom-USP

Mais informações: educomunicandocomacessibilidad@gmail.com / @educom.acessibilidade 

* Estagiária sob orientação de Tabita Said

+Mais

“Ser professora não é sobre abrir a boca, é sobre orientar com as mãos”

Livro apresenta trajetória de reabilitação de pessoas surdas e deficientes auditivas


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.