Nos próximos dia 19 e 20 de fevereiro, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontecerá o encontro Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância. As inscrições prévias e gratuitas podem ser feitas neste link, e o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site do IEA.
No encontro, especialistas irão abordar a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Será explorada a intersecção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.
O evento buscará uma compreensão holística da orfandade, ressaltando a essencialidade da interdisciplinaridade na abordagem do fenômeno. Além disso, a temática do evento está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, convidando os participantes a contribuírem com perspectivas interdisciplinares na construção de soluções que promovam a justiça social na infância. A coordenação do encontro é da professora Regina Szylit, da Escola de Enfermagem (EE) da USP.
O encontro acontecerá na sala Alfredo Bosi do IEA, que fica na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Início no dia 19 de fevereiro, a partir das 8h30, com encerramento previsto para 20 de fevereiro às 17 horas.
Por Sandra Sedini, do IEA. Com edição de Antonio Carlos Quinto