Desigualdades na África do Sul e no Brasil serão tema do próximo Seminário Internacional do CEM

Madalitso Zililo Phiri, sociólogo e pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, será o palestrante em evento do CEM da USP

12/04/2023 - Publicado há 1 ano
Favela em Soweto, Joanesburgo, e Morro da Providência, a primeira favela do Brasil – Fotos: Matt-80 e Arne Müseler via Wikipedia

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 14 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o sociólogo pan-africano Madalitso Zililo Phiri, pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, estará no Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), onde proferirá a palestra The Colour of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations (“A cor da desigualdade na África do Sul e no Brasil: dando sentido à política social como reparação”).

O encontro, em formato híbrido, terá lugar no Prédio das Ciências Sociais da FFLCH, na sala 118 (presencial) e os interessados em participar on-line poderão fazê-lo pelo Youtube da FFLCH. O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa da Fapesp (Cepid-Fapesp), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e na FFLCH-USP.

Tese em livro

Madalitso Zililo Phiri – Foto: FFLCH

Atualmente, Phiri está convertendo sua tese de doutorado em livro, provisoriamente intitulado The Color of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations, sob contrato com a Brill. Ele está desenvolvendo parte de sua pesquisa no Brasil e passará três semanas em São Paulo, sediado no CEM.

As publicações de Phiri incluem capítulos de livros e artigos de periódicos divulgados em veículos como Critical Sociology, The Monthly Review, Palgrave Handbook on African Political Economy, The Journal of Southern African Studies e The South African Journal of International Affairs. Seus interesses de pesquisa em andamento são focados em temas como Economia política do bem-estar racializado (África do Sul e Brasil), Sociologia e História da raça e pensamento radical negro.

Madalitso Phiri é doutor em Filosofia em Sociologia pela Universidade da África do Sul e mestre em Filosofia em Estudos de Desenvolvimento, bacharel em Ciências Sociais (com honras) em Relações Internacionais e bacharel em Ciências Sociais em Política e Sociologia, todos pela Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul. Ele também foi três vezes Fellow (2014-2017) através da Next Generation of Social Science in Africa, financiado pelo Social Science Research Council, Nova York, Estados Unidos. Ele também ministrou aulas de graduação e pós-graduação em Sociologia, Política e Métodos de Pesquisa na Universidade de Pretória, na Universidade de Rhodes e na Universidade de Witwatersrand.

Seus prêmios incluem o Carnegie Corporation of New York Scholar Award apresentado pela African Studies Association (ASA) em 2018, o Young African Scholars Program (YASP) pela International Economic Association (2014) e o Stein Rokkan Award (2012 ) por excelência acadêmica pela International Political Science Association (IPSA).

Por Janaína Simões, da Assessoria de Comunicação e Difusão do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)

Mais informações no canal Agenda do site do CEM.