Centro MariAntonia retoma “Conversas sobre o envelhecer” com o tema menopausa

Especialistas propõem diálogos para inspirar o bem viver; voltado ao público 60+, encontros destacam temas comuns ao envelhecimento

 16/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 18/03/2023 as 7:17
Por
Encontro é realizado em parceira com o Programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP – Foto: Divulgação/CEUMA

 

O Centro Maria Antonia (CEUMA) da USP está organizando mais um encontro Conversas sobre o envelhecer, em parceria com o programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. A participação é aberta ao público em geral e a próxima edição — primeira de 2023 — acontece no dia 28 de março, às 17 horas, com o tema Menopausa. A conversa contará com orientações de Noely Paula Cristina Lorenzi, médica do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital das Clínicas (HC) da USP. Para participar, não é preciso se inscrever.

Egídio Lima Dorea – Foto: Arquivo pessoal

O objetivo das Conversas sobre envelhecer é disponibilizar um espaço para que as pessoas possam tirar suas dúvidas sobre o processo de envelhecimento. Cada encontro reserva uma temática específica. Nas edições anteriores, os encontros trataram de sentimentos de solidão e isolamento, moradia, depressão, capital financeiro, dieta, práticas de exercícios físicos, entre outros. “Nós buscamos trazer temas relevantes às pessoas que estão envelhecendo, em um formato de bate-papo, sem muitas formalidades”, conta Egídio Lima Dórea, médico e coordenador do programa USP 60+.

No mês de março, os participantes poderão refletir sobre menopausa. “Este é um tema bastante relevante e pouco discutido”, aponta Dórea. “Não é apenas a perda da capacidade reprodutiva da mulher, mas também alterações físicas e psicológicas, que afetam drasticamente sua qualidade de vida”, complementa. A doutora Noely Lorenzi falará sobre a menopausa a partir das dúvidas dos participantes.

As pautas dos encontros são escolhidas a partir de uma conversa prévia com os integrantes idosos do programa USP 60+, sobre seus temas de interesse. “Semestralmente, nós conversamos com eles para entendermos suas dores e necessidades. Em seguida, buscamos especialistas para discutir os assuntos”, explica o coordenador.

Mais informações: imprensama@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.