A USP Filarmônica retoma sua série de concertos mensais em uma apresentação especial, aberta e gratuita, no palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), na próxima terça-feira, dia 26, às 20 horas, acompanhada pela Orquestra Jovem da Academia Livre de Música e Artes (Alma).
A apresentação conta com obras de Bach, Glazunov, Bartók, Holst e Brouwer, e performance dos solistas Ramon Tavares Feitosa (violino), Gustavo Silveira Costa (violão) e Elizeu Moreira (violino), sob regência do maestro convidado Lucas Eduardo da Silva Galon.
Este será o primeiro concerto aberto ao público desde o início das medidas sanitárias de isolamento social para conter a disseminação da covid-19. Para a retomada, serão oferecidos 500 lugares, que estarão demarcados e distribuídos estrategicamente para cumprir os protocolos vigentes.
“Para nós é uma alegria poder retomar as apresentações com público e receber o calor do aplauso. Passamos momentos difíceis nos últimos 19 meses e devemos este retorno à política de vacinação, que avançou e vem salvando vidas. Esperamos poder contar com a colaboração de toda a sociedade para avançar ainda mais e trazer de volta a vida artística da região de Ribeirão Preto”, comenta Lucas Galon, maestro convidado e diretor artístico da Alma.
Os ingressos serão distribuídos de forma gratuita no dia do concerto, a partir das 10 horas, na bilheteria do teatro, que fica na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.
Programação
Neste retorno, os músicos da USP Filarmônica e da Orquestra Jovem da Alma apresentam as obras Concerto para Violino nº 1, de Johann Sebastian Bach, Tema e Variações para Orquestra de Cordas, de Aleksandr Glazunov, Danças Folclóricas Romenas, de Béla Bartók, Suíte Brook Green, de Gustav Holst, e Beatlerianas, de Leo Brouwer.
“Concentramos o programa em três grandes ‘Bs’: Bach, Bartók e Brouwer. Do grande mestre Bach, teremos seu consagrado Concerto para Violino e Orquestra em Lá Menor, em que temos um contraponto com novas formas de expressão, onde o instrumento solista se contrapõe à orquestra. Em Bartók, temos uma peça simples, mas ao mesmo tempo singular, que reinventa o folclore romeno na atmosfera da música de concerto, sem que se perca a energia típica das danças populares. Já em Brouwer temos um belíssimo concerto para violão e orquestra de cordas, com releitura das famosas canções dos Beatles”, conta Lucas.
Com informações da Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica.
O Concerto USP Filarmônica e Alma será realizado no dia 26 de outubro, às 20 horas, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370, centro, Ribeirão Preto). Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia no concerto, a partir das 10 horas, na bilheteria do teatro. Informações: (16) 3977-8111. |