USP Filarmônica participa de festival de música em Minas Gerais

Evento acontece entre 25 e 28 de agosto nas cidades de São João del-Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa

23/08/2022 - Publicado há 2 anos
A USP Filarmônica: cantores e instrumentistas de Minas Gerais participarão do festival atuando com a orquestra – Foto: André Estevão/USP Filarmônica

Entre os dias 25 e 28 de agosto, as cidades mineiras de São João del-Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa recebem o Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência, evento composto de uma série de masterclasses e concertos que contarão com a participação de músicos locais e da USP Filarmônica. Promovido numa parceria da orquestra com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-Cipem) e com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o evento terá como fio condutor o contexto dos 200 anos de independência do Brasil, com um repertório que inclui obras dos séculos 18, 19 e 20 de diversos autores. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As atividades do festival se iniciam nesta quinta-feira, dia 25, com um ensaio, para coro e orquestra, que reunirá todos os músicos participantes do evento no Conservatório José Maria Xavier, em São João del-Rei. O programa, que será apresentado nos dias seguintes em Prados (dia 26), Resende Costa (27), Tiradentes (27) e São João del-Rei (28), é fruto das pesquisas e do trabalho editorial do NAP-Cipem, coordenado pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, em parceria com o Sinos. A iniciativa, que inclui a edição e disponibilização de partituras através do Repertório Sinos, visa a ampliar o repertório didático a ser apresentado pelas orquestras de projetos sociais no Brasil.

A USP Filarmônica é formada por estudantes bolsistas da USP – Foto: André Estevão/USP Filarmônica

Quase todo o repertório gira em torno de obras dos séculos 18 e 19 e de canções folclóricas do início do século 20, no contexto do bicentenário da Independência do Brasil, de autores anônimos e de dois dos maiores nomes da música mineira do século 18, Manuel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A exceção são os europeus Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Luigi Boccherini (1743-1805), de quem serão apresentadas composições que assinalam sua aproximação com seus contemporâneos brasileiros.

O evento se destaca pela inserção dos músicos locais de São João del-Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa, que não apenas participarão das masterclasses, mas também atuarão nos concertos com a USP Filarmônica, como músicos instrumentistas e cantores.

Fundada em fevereiro de 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes bolsistas da USP. Ligada à FFCLRP, ela mantém agenda artística de concertos sinfônicos e récitas de óperas em Ribeirão Preto e São Carlos, além de apresentações especiais em outras cidades. Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação. Mais informações sobre a orquestra estão disponíveis neste link.

Programa inclui obras anônimas brasileiras do século 18

Confira a seguir a programação completa do Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência.

25 de agosto, quinta-feira

19 horas. Ensaio com coros e orquestras, no Conservatório José Maria Xavier de São João del-Rei

26 de agosto, sexta-feira

16 horas. Masterclasses na Lira Ceciliana, em Prados