“Manhã com Bach” apresenta o “Oratório de Natal”

Obra monumental de Johann Sebastian Bach foi composta para celebrar o Natal de 1734

Por - Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=217104
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
O compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Foto: Flickr-CC

.
Neste final de semana, o programa Manhã com Bach – transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) – vai concluir a apresentação do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), obra monumental do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Composta em Leipzig, na Alemanha, para celebrar o Natal de 1734, a música tem seis partes e mais de duas horas e meia de duração. Por isso, está sendo apresentada em três edições do programa. As duas primeiras partes foram apresentadas no dia 8 de dezembro (ouça aqui). As partes 3 e 4 foram exibidas no dia 15 (ouça aqui). Neste sábado, dia 22, o ouvinte terá acesso às duas últimas partes. Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas,  com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet. O programa é exclusivamente dedicado à divulgação da obra de Bach.

Criada na forma de oratório – gênero em que é contada uma história através da música, diferente da ópera apenas porque não é encenado -, essa obra de Bach relata episódios referentes ao nascimento de Jesus Cristo, tal como registrados nos Evangelhos de Mateus e Lucas. A viagem de José e Maria, de Nazaré, na Galileia, até Belém, na Judeia, o nascimento do menino numa estrebaria, o anúncio feito por um anjo a pastores no campo, o coral de anjos dando “glória a Deus nas alturas”, a visita de magos do Oriente ao recém-nascido – todos esses relatos são reproduzidos através de árias, recitativos e coros de raríssima beleza.

A letra do Weihnachtsoratorium, provavelmente, é do poeta alemão Christian Friedrich Henrici (1700-1764), conhecido como Picander, que vivia em Leipzig na época em que Bach atuava na cidade e que compôs letras para várias cantatas do compositor – e também para a Paixão Segundo São Mateus. Não se tratando de um grande poeta, Bach podia alterar os versos originais de Picander sempre que isso fosse necessário para se adequar à música.

No programa exibido pela Rádio USP, o Oratório de Natal é interpretado pela Orquestra Gewandhaus de Leipzig e pelo Thomanerchor, o coro de meninos da Igreja de Saint Thomas, em Leipzig, sob a regência de Georg Christoph Biller. O Thomanerchor existe desde o século 13 e foi regido por Bach no século 18.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados