USP Filarmônica interpreta “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso

Música foi apresentada pela orquestra em concerto realizado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 27 de agosto passado

 21/10/2024 - Publicado há 1 mês
Homem de cabelos grisalhos e óculos, com terno e gravata.
O compositor mineiro Ary Barroso – Foto: Arquivo Nacional/Domínio público

Obra clássica do compositor mineiro Ary Barroso (1903-1964), Aquarela do Brasil pode ser ouvida na interpretação da USP Filarmônica num vídeo divulgado pela orquestra no dia 15 passado, em seu canal na plataforma YouTube (assista à apresentação no link abaixo). O vídeo foi gravado durante o 203º concerto da USP Filarmônica, realizado no dia 27 de agosto de 2024 no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP). A orquestração e a regência são do professor Rubens Russomano Ricciardi, diretor artístico da USP Filarmônica, que é uma orquestra ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Criada em 1939, Aquarela do Brasil é uma das mais populares composições da música brasileira. Originalmente, foi gravada naquele ano pelo cantor carioca Francisco Alves (1898-1952) – o “rei da voz” -, com arranjos e acompanhamento do compositor e pianista gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988), e lançada pela gravadora Odeon Records. Depois, foi interpretada também por outros grandes grandes cantores e instrumentistas do Brasil, como João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa e Elis Regina. Em 1957, o cantor estadunidense Frank Sinatra (1915-1998) incluiu Aquarela do Brasil no disco Come Fly With Me, com letra do compositor Bob Rusell (1914-1970).

Ouça no link abaixo a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, interpretada pela USP Filarmônica, sob regência do professor Rubens Russomano Ricciardi.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.