Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de abril de 2021, que destacou a parceria entre Tom Jobim e Newton Mendonça.
A história de uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira – que reuniu os compositores cariocas Tom Jobim (1927-1994) e Newton Mendonça (1927-1960) – foi contada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 passado. “Tom Jobim e Newton Mendonça eram amigos de infância. Ao se tornarem parceiros, fizeram juntos 13 clássicos da bossa nova que ajudaram a mudar os rumos da música popular brasileira”, disse o pesquisador Omar Jubran, produtor e apresentador do programa.
Os 13 clássicos de Tom Jobim e Newton Mendonça foram apresentados no programa, na voz de diferentes intérpretes: Incerteza – a primeira composição assinada pela dupla, em 1953 -, Samba de Uma Nota Só, Meditação, Desafinado, Domingo Azul do Mar, Brigas, Teu Castigo, Caminhos Cruzados, Foi a Noite, Luar e Batucada, Perdido nos Teus Olhos, Discussão e Só Saudade.
Segundo Jubran, Jobim e Mendonça apresentavam praticamente as mesmas qualidades como compositores. “Ambos criavam melodias avançadas para a época, harmonias requintadas e letras engenhosas de pouca formalidade, portanto facilmente assimiláveis”, destacou o pesquisador.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.