Tese sobre Oswald de Andrade premiada na USP é lançada em livro

Obra do pesquisador Thiago Gil Virava revela a importância das artes visuais na formação do escritor modernista

30/08/2023 - Publicado há 10 meses
Retratos de Oswald de Andrade – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Arquivo Nacional/Wikimedia Commons, Domínio Público/Wikipedia e MIS

As artes visuais foram de grande relevância na formação intelectual de Oswald de Andrade, um dos maiores escritores do Modernismo brasileiro. É o que afirma o pesquisador Thiago Gil de Oliveira Virava, autor do livro Um Boxeur na Arena: Oswald de Andrade e as Artes Visuais no Brasil (1915-1945), que acaba de ser lançado pelas Edições Sesc. O livro é resultado da tese de doutorado de Thiago Virava, defendida em 2018 na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob orientação do professor Tadeu Chiarelli. A tese foi vencedora do prêmio de melhores teses e dissertações sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Virava falou sobre o livro em entrevista para a Rádio USP (ouça no link abaixo).

Capa do livro lançado pelas Edições Sesc – Foto: Divulgação/Sesc

“Neste livro, Virava produz uma espécie de biografia intelectual de Oswald de Andrade, tendo como eixo o interesse do intelectual pelas artes visuais, demonstrando aspectos até então inéditos ou pouco divulgados sobre a obra do modernista”, escreve o professor Tadeu Chiarelli na contracapa do livro. “Dentre eles, penso que poderá interessar a crítica bem estruturada sobre o processo de absorção, por parte de Oswald, das questões relativas às diversas vertentes da arte moderna. Absorção que, inicialmente tímida, na sequência passa a ser acometida de uma sofreguidão quase impensável, contaminando não apenas seus textos sobre arte e cultura, mas também a própria estruturação de seus poemas e romances.”

Thiago Gil Virava é mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA. Entre 2011 e 2012, coordenou o ciclo de encontros História(s) da Arte no Brasil, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Entre 2011 e 2016, foi colaborador da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural. Coordenador de Pesquisa e Difusão da Fundação Bienal de São Paulo, é autor do livro Uma Brecha para o Surrealismo: Percepções do Movimento Surrealista no Brasil (Alameda, 2015).

Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP (93,7 MHz), sobre o lançamento do livro Um Boxeur na Arena – Oswald de Andrade e as Artes Visuais no Brasil (1915-1945). A produção e a apresentação são da jornalista Heloisa Granito.

Logo da Rádio USP