Rádio USP exibe a segunda parte do CD “Teatro do Descobrimento”

Programa “USP Especiais” conclui apresentação da obra que traz músicas ouvidas no Brasil colônia

 29/06/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

A terceira e última parte do CD Teatro do Descobrimento – intitulada A flauta de Matuiú – foi apresentada no programa USP Especiais, levado ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) nos dias 22 e 23 de junho de 2018.

O CD Teatro do Descobrimento foi produzido pela pesquisadora Anna Maria Kieffer e pelo grupo Anima. Lançado em 1999, o CD traz músicas ouvidas no Brasil nos séculos 16 e 17, trazidas pelos colonizadores ou compostas na colônia por nativos ou estrangeiros.

O CD Teatro do Descobrimento: músicas do Brasil colonial – Foto: Divulgação / Demian Golovaty via estúdio darshan, 2016

Da mítica família dos curupiras, Matuiú é a representação da fusão: um índio de pele negra e cabelos ruivos, com os pés virados para trás. Conduzidos por sua flauta, os ouvintes do CD são levados a uma viagem pelo diversificado ambiente musical do Brasil colônia, que inclui o toque dos corneteiros flamengos de Maurício de Nassau, no porto de Olinda, em versão de Jacob van Eyck, e cânticos mencionados no livro de atas da Congregação Tsur Israel, de Recife, liderada pelo rabino-poeta Isaac Aboab da Fonseca, autor do primeiro poema hebraico das Américas, Zecher asiti leniflaot El, presente no CD.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

As duas primeiras partes do CD Teatro do Descobrimento – A Viagem e Terra Brasilis – foram apresentadas no programa USP Especiais transmitido nos dias 15 e 16 de junho de 2018. Ouça aqui.

O programa USP Especiais que apresentou a terceira parte do CD Teatro do Descobrimento teve locução, roteiro e montagem de Gustavo Xavier, pesquisa sonora e roteiro de Amanda Ferraresi e voz adicional de Mário Sant.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.