Orquestra Sinfônica da USP exibe Beethoven no Sesc Pinheiros

Orquestra executará a “5ª Sinfonia de Beethoven” nesta sexta-feira, dia 29, às 21 horas, no Sesc Pinheiros

28/06/2018 - Publicado há 6 anos
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Sinfonia nº 5 em Dó Menor (Op. 67), do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) será executada nesta sexta-feira, dia 29 de junho, às 21 horas, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). O concerto – que inclui ainda a apresentação da Abertura de Prometheus (Op. 43), também de Beethoven – terá a regência do maestro Roberto Tibiriçá e mediação da violinista Mayra Moraes, que dará ao público informações sobre a vida e a obra de Beethoven.

“A 5Sinfonia, célebre composição de Beethoven, é uma obra sinfônica datada do século 19 e tornou-se uma das mais conhecidas em todo o mundo, principalmente em razão de o motivo rítmico do primeiro movimento ter sido associado às pancadas do destino batendo à porta”, segundo nota da assessoria de imprensa da Osusp. “É uma obra-prima impregnada de drama, tensão e transformação de desespero em alegria.”

O regente convidado Roberto Tibiriçá é considerado um dos melhores regentes da atualidade pela crítica especializada. De 2005 a 2011, foi diretor artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, em São Paulo. Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP) e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e principal regente da Ossodre, de Montevidéu, no Uruguai. Em 2010 e 2011 recebeu o Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico. Em 2011 recebeu a Ordem do Ipiranga (a mais alta honraria do Estado de São Paulo) e o Prêmio APCA, da Associação dos Críticos Musicais de São Paulo, como Melhor Regente. Membro Honorário da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, Tibiriçá ocupa desde 2003 a Cadeira 5 (cujo Patrono é o padre José Maurício Nunes Garcia) da Academia Brasileira de Música.

A Osusp foi fundada em 1975. Já realizou várias turnês nacionais e internacionais, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de óperas e se apresentou com alguns dos mais celebrados regentes e solistas do Brasil e do mundo. Sua temporada anual de concertos consiste em apresentações regulares em diferentes salas e nos campi da USP. Em 2006 a Osusp recebeu o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano. A orquestra é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), com a exibição da Abertura de Prometheus (Op. 43) e da Sinfonia nº 5 em Dó Menor (Op. 67), ambas de Ludwig van Beethoven, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, ocorre nesta sexta-feira, dia 29 de junho, às 21 horas, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, em São Paulo). O ingresso custa R$ 40,00 (Inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 12,00 (matriculados no Sesc).