Professor britânico faz palestra na USP sobre plataformas digitais

Evento com Nick Couldry, da London School of Economics and Political Science, será nesta quinta-feira, dia 27, às 14 horas

25/04/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Freepik

Construída nas últimas três décadas por meio da internet e do surgimento de plataformas digitais, a esfera global de comunicação e interação social será discutida pelo sociólogo britânico Nick Couldry na conferência O Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para a Solidariedade Humana no Século 21, nesta quinta-feira, dia 27, às 14 horas.

A conferência é organizada pela Cátedra Oscar Sala, parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A moderação será do cientista da computação e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Virgílio Almeida, titular da cátedra. O evento será em inglês, com tradução e transmissão ao vivo pela internet.

Professor do Departamento de Mídia e Comunicação da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (The London School of Economics and Political Science), Couldry tem como áreas de pesquisa mídia e comunicação; cultura e poder; e teoria social. Sua preocupação principal é com as consequências da concentração de poder simbólico em instituições midiáticas na realidade do dia a dia.

O professor Virgílio Almeida, titular da Cátedra Oscar Sala – Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Ao contextualizar a importância da temática a ser abordada por Couldry, Virgílio Almeida destaca que o modelo de negócios das plataformas digitais depende da extração de dados de seus usuários, de forma a modelar seu comportamento e otimizá-lo para gerar valor publicitário. Diante disso, ele pergunta: “E se essas condições – válidas, talvez, em seus próprios termos comerciais – tiverem garantido um espaço de interação humana maior, mais polarizado, mais intenso e mais tóxico do que o compatível com a solidariedade humana?”.

Para ele, isso seria um grande problema para a humanidade, para o qual a teoria social “poderia desempenhar algum papel na desconstrução e potencialmente até na solução, formulando alternativas”.

A questão que se coloca, segundo Almeida, é “como poderíamos imaginar um espaço diferente do mundo que fosse menos propenso à toxicidade e mais propenso a gerar a solidariedade e a cooperação efetiva de que a humanidade precisa, para termos alguma chance de enfrentar os enormes desafios compartilhados”.

Segunda realidade

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Couldry procurou confrontar uma contradição básica: a de que as tecnologias da informação e da comunicação, por apresentarem a todos uma ‘realidade’ todos os dias, “podem facilmente parecer uma segunda natureza”.

O professor Nick Couldry – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com isso, o que sempre poderia ser contestado pode acabar parecendo algo sem desafio, uma estrutura de poder difícil de mover ou romper, afirma. “Essa estrutura, embora escrita na linguagem ‘suave’ dos símbolos, é forte o suficiente para destruir vidas.”

Couldry relembra que, inicialmente, focou seu trabalho no poder da mídia tradicional (especialmente televisão e imprensa) para definir a realidade política e social. Mais recentemente, passou a se interessar em como uma série de novas instituições digitais associadas à mídia assumiram esse poder. “Hoje, o trabalho de construção da realidade é feito com igual relevância por meio de algoritmos e processamento de dados, que medem nossas atividades em plataformas on-line ou quando usamos objetos conectados (‘internet das coisas’).”

Diante disso, Couldry apresenta duas questões: como a teoria social pode contribuir para o entendimento desses processos e seus efeitos transformadores na sociedade e na vida das pessoas? Ela pode revelar como, quando parecemos ser mais “nós mesmos” e mais “juntos” com os outros, na verdade, podemos estar mais enfronhados nas profundas maquinações do poder? “Isso certamente nunca foi tão verdadeiro quanto nesta era dos big data”, afirma.

O projeto mais recente de Couldry sobre essas preocupações é o desenvolvimento da estrutura do colonialismo de dados, apresentado inicialmente no livro The Costs of Connexion: How Data Are Colonizing Human Life and Approprietade It for Capitalism, de 2019, coescrito com Ulisses Ali Mejias. Outros livros recentes dele são Media, Voice, Space and Power: Essays of Reflection e Media: Why It Matters, ambos também de 2019.

A conferência O Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para a Solidariedade Humana no Século 21, do sociólogo inglês Nick Couldry, acontece nesta quinta-feira, dia 27, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP na plataforma Youtube. Grátis.

Por Mauro Bellesa, da Assessoria de Imprensa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP