Obra de Scriabin reconstruída será ouvida na USP

Concerto acontece no dia 4 de outubro, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

30/09/2022 - Publicado há 2 anos
O contrabaixista Fausto Borém e o pianista Marco Rapetti – Foto: Reprodução/SIM-USP

Uma obra do compositor russo Alexander Scriabin (1872-1915) reconstruída pelo músico italiano Marco Rapetti será ouvida no dia 4 de outubro, terça-feira, às 12h30, na sala de música da Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM) da USP, em mais um concerto da Série Internacional de Música da USP (SIM-USP). O concerto terá a participação de Rapetti e do contrabaixista Fausto Borém, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentará duas obras do compositor carioca Henrique Oswald (1852-1931) transcritas por ele para contrabaixo, a Elegia (1897) e a Sonata opus 21 (1898-1901), ambas para contrabaixo e piano.

Na ocasião, a peça de Scriabin reconstruída – a Sonata em Mi Bemol -, para piano solo, será executada por Rapetti, na primeira audição dessa obra em São Paulo. Datada de entre 1889 e 1892, ela tem três movimentos: allegro appassionato, andante e presto. Outras duas composições de Scriabin serão executadas no concerto: Vers la Flamme, poème, opus 72, também para piano solo, de 1914, e Romance, para contrabaixo e piano, de 1890. Il Neige, peça de Oswald para piano solo composta em 1902, também está incluída no repertório a ser executado no dia 4.

Marco Rapetti estudou nos Conservatórios de Florença, Gênova (onde recebeu o Prêmio Cidade de Gênova, em 1997), Siena e na Universidade de Cremona. É mestre em Piano pela Juilliard School, em Nova York. Foi premiado na W. Kapell Competition (Washington) e na RAI Chamber Music Competition (Itália), tendo se apresentado em vários países da Europa, América no Norte, Japão e Austrália como recitalista e camerista.

Borém foi o primeiro contrabaixista do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Gravou cinco CDs com a Orquestra Barroca do Festival Internacional de Juiz de Fora. Como contrabaixista acompanhante, tocou com músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Yoel Levi e Arnaldo Cohen e com músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Skank.

A Série Internacional de Música da USP teve início em 2019. Ela tem como objetivo promover concertos na USP com expoentes do circuito internacional de música. A curadoria é do professor Eduardo Monteiro e da professora Mônica Lucas, ambos docentes do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O concerto da Série Internacional de Música da USP(SIM-USP), com Marco Rapetti e Fausto Borém, acontece no dia 4 de outubro, terça-feira, às 12h30, na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo, telefone 11 2648-0841). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da SIM-USP.