Boas festas… na companhia de orquestras e corais da USP

Obras de Bach e Villa-Lobos e a canção “Noite Feliz” foram apresentadas na Cidade Universitária em dezembro

Por - Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=217643
  •
Apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) no Anfiteatro Camargo Guarnieri, em 11 de dezembro passado – Foto: Marcos Santos / USP Online

.

O  Jornal da USP encerra suas atividades esse ano, depois de um 2018 repleto de notícias, informações e artigos que deram voz não só à multiplicidade de ideias da Universidade, mas também demonstraram como a Academia e o jornalismo estão bem integrados e antenados aos fatos que acontecem no Brasil e no Mundo. Voltaremos no início de janeiro.

Enquanto isso, deixamos como fechamento de ano duas apresentações de clássicos natalinos que ocorreram entre os dias 11 e 12 de dezembro  — a do dia 11, revestida de importância adicional, já que marcou a pré-reinauguração do Anfiteatro Camargo Guarnieri.

No vídeo abaixo, o Coralusp e o Coro de Câmara Comunicantus se somam à OSUSP para apresentar, sob a regência de Márcia Hentschel,  Jesu bleibet meine Freude, de Johann Sebastian Bach. O espetáculo se encerra com o Magnificat-Aleluia, de Heitor Villa-Lobos, com o Coralusp Sestina e o Coro de Câmara Comunicantus, tendo como solista a mezzo-soprano Luciana Bueno e ao órgão Isabella de Carvalho sob a regência de Marco Antonio da Silva Ramos.

Já a USP Filarmônica se apresentou no Centro de Difusão Internacional (CDI) no dia 12. Depois de executar peças de Bach e Claudio Santoro (1919-1989), entre outras, ela encerrou o concerto exibindo a clássica canção Stille Nacht, Heilige Nacht – conhecida no Brasil como Noite Feliz -, composta para o Natal de 1818 pelo padre Joseph Mohr (1792-1848) e pelo compositor Franz Xaver Gruber (1787-1863). O concerto teve a participação da soprano e docente da FFCLRP Yuka de Almeida Prado e da mezzo-soprano Marcela Rahal. A regência foi do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

.

•