![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/202202_arte_no_radio.jpg)
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/202202_luiz_fernando_ramos-300x300.png)
O Jornal da USP e a Rádio USP estreiam esta semana um novo podcast: o Arte no Rádio, que vai trazer para o rádio peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros. O podcast será publicado no site do jornal sempre na última quinta-feira do mês e irá ao ar pela rádio no domingo seguinte. A produção é do professor titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) da USP Luiz Fernando Ramos e de Cynthia Gusmão, pesquisadora em filosofia, teatro e música e pós-doutoranda na ECA.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/202202_cynthia_gusmao-300x300.png)
“Não houve propriamente um teatro modernista no Brasil até os anos 1940, mas é possível percebê-lo em latência, como cena potencial ou virtual”, afirma a produtora Cynthia Gusmão. “Ele surge em peças, poemas dramáticos e iniciativas cênicas esporádicas, por vezes vetadas pelo próprio teatro tal como reconhecido pela sociedade de então. Nesse campo da virtualidade, tanto Mário de Andrade como Oswald de Andrade deixaram uma rica contribuição.” Uma amostra disso poderá ser conferida na primeira edição do podcast Arte no Rádio, nesta semana.
Ouça no link abaixo entrevista de Luiz Fernando Ramos e Cynthia Gusmão ao jornalista Marcello Rollemberg, da Rádio USP, sobre o novo podcast Arte no Rádio.