Recitar Cantando: a Monódia Italiana é o nome do evento que o Centro Maria Antonia da USP promove nesta quinta-feira, dia 10, às 17 horas. Na ocasião, a soprano Marília Vargas será acompanhada pela instrumentista Silvana Scarinci, na teorba, um instrumento da família do alaúde. Marília e Silvana vão interpretar canções relacionadas à monódia italiana – gênero surgido no século 17 que consiste numa música para uma só voz, diferente da polifonia, caracterizada pela sobreposição de diferentes vozes. A entrada é grátis.
O evento dá continuidade à série de aulas-concerto A Matemática dos Afetos: um Painel da Música Medieval e Barroca, que teve início em abril passado, conforme o Jornal da USP anunciou na época (leia aqui). “O título do programa remete à configuração dos modos (escalas) utilizados na música grega, berço da música ocidental”, explica o pianista Dante Pignatari, curador da série. “Formulada matematicamente por Pitágoras, a configuração dos modos apresenta a relação simbiótica que a música tinha com a poesia, e que impregna também a concepção musical da Idade Média. O canto litúrgico da Igreja Católica é a manifestação medieval do conceito grego de melodia, a união de palavra e música.”
O evento Recitar Cantando: a Monódia Italiana, da série A Matemátia dos Afetos: um Painel da Música Medieval e Barroca, será realizado nesta quinta-feira, dia 10, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis (retirada de senha com uma hora de antecedência na portaria do Centro Maria Antonia). Mais informações e a programação completa da série estão disponíveis neste link.