Diálogos sobre as Diversidades e as Interseccionalidades é o título do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. O evento é grátis. Não é preciso fazer inscrição.
Coordenado pelas educadoras Fabiana Lima e Mille Fernandes, o minicurso vai abordar os desafios relacionados à diversidade na educação, incluindo temas como relações étnico-raciais, educação quilombola e educação indígena, entre outros. “Este minicurso tem como objetivo colaborar para a mudança de percepção quanto aos temas propostos, os quais apontam na direção de uma educação que respeite e valorize as diversidades”, destacam as coordenadoras em texto publicado no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. “Propomos uma formação docente colaborativa, trazendo as práticas e experiências dos professores em formação. Assim, os eixos trabalhados se conformarão em dois minicursos, neste primeiro, e também no minicurso Diálogos sobre Educação Inclusiva, a ser realizado no segundo semestre.”
As coordenadoras do minicurso recomendam às pessoas interessadas em participar do evento que assistam ao documentário Lápis de Cor, dirigido por Larissa Santos (conhecida artisticamente como Larissa Fulana de Tal). Esse curta-metragem trata das formas como crianças entre 5 e 11 anos de idade se percebem negras, a partir dos próprios corpos, do uso da imaginação e dos atos falhos, que deixam entrever em suas falas a crueldade do racismo na infância. “Utilizaremos a obra audiovisual como mote para as discussões sobre diversidade étnico-racial e interseccionalidades.”
O minicurso Diálogos sobre as Diversidades e as Interseccionalidades, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.