Livro traz ensaios sobre a democracia e o potencial do Brasil

Obra de professor da USP coloca educação, cultura e comunicação como pontos-chave para o País

14/11/2017 - Publicado há 7 anos
Detlhe da capa do livro – Foto: reprodução

Em meio a um dos momentos mais conturbados da história do Brasil, o professor Luiz Roberto Alves, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, reúne 15 textos em que reflete sobre a democracia e o potencial do País no livro Ensaios Sobre o Viável, publicado pela Editora Metodista. Os ensaios foram escritos nos últimos dez anos, período em que foram apresentados, por exemplo, em congressos, seminários e coletâneas. Agora, são repensados e aperfeiçoados pelo autor, a fim de ganhar conectividade e integração.

“Este é um livro de política e gestão aplicada, preocupado em encontrar o ponto nevrálgico da democracia num país de potencial imenso e ainda inexplorado como o Brasil”, sintetiza o professor. Esse ponto nevrálgico, segundo Alves, está na simbiose de três elementos, que ele denomina “linguagens da democracia”: educação, cultura e comunicação.

“A educação é um ato radical de comunicação, pois sem diálogo não se educa. Ao mesmo tempo, ela é o espaço sistemático da cultura, que por sua vez é formada por um conjunto de valores mais amplo da sociedade e transmitida por meio de uma série de instituições: escola, livros, tradição; por fim, a comunicação dá suporte para essa construção educacional e cultural. Esse feixe de linguagens está diretamente ligado ao processo democrático do País”, explica o autor.

“Ao mesmo tempo em que são virtudes da democracia, essas três áreas estão também sujeitas aos maiores riscos: o da manipulação, da corrosão pelo discurso de ódio, de uma educação corrompida e uma cultura desvalorizada, tratada como ornamento”, completa.

Os três pontos da linguagem democrática permeiam todo o livro, assim como a ideia do inédito viável, do educador Paulo Freire, que dá título à obra. “Estou dialogando sobre o Brasil: o País pode viabilizar-se não só com a passagem do tempo, mas com o crescimento de uma consciência individual e coletiva que produz transformações, as quais se realizam na história.”

O livro do professor Luiz Roberto Alves é formado por ensaios escritos ao longo de dez anos – Foto: Reprodução

Para viabilizar essas transformações, o professor defende que são necessárias políticas públicas integradas e integradoras e que é preciso também inovar no discurso: “É impossível o novo surgir de uma linguagem corrompida e envelhecida”. O professor Luiz Roberto Alves usa sua experiência  de 50 anos como pesquisador e o período que passou na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, entre 2012 e 2016, para tocar em temas que julga privilegiados para o diálogo democrático.

Os ensaios resultantes versam sobre as significações culturais das organizações, a educação nas prisões brasileiras, a base curricular nacional, a governança na educação, a geração e a gestão do conhecimento como ferramenta de libertação, entre outros assuntos.

Ensaios Sobre o Viável, de Luiz Roberto Alves, Editora Metodista, 383 páginas.