Literatura em Moçambique é tema de evento on-line

Encontro com a ensaísta moçambicana Fátima Mendonça acontece nesta quinta-feira, dia 15, às 13 horas

 13/09/2022 - Publicado há 2 anos
A ensaísta moçambicana Fátima Mendonça – Fotomontagem com imagens de reprodução por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

 

A literatura em Moçambique é o tema do evento que será realizado nesta quinta-feira, dia 15, às 13 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube. Ele será abordado pela ensaísta moçambicana Fátima Mendonça. O evento é promovido pelo Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (Celp) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Fátima Mendonça é uma das maiores especialistas em literatura moçambicana da atualidade. Professora da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, capital de Moçambique, de 1977 até 2004, quando se aposentou, ela é membro da Associação dos Escritores Moçambicanos e pesquisadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, em Portugal. Em suas obras, aborda principalmente a história literária de Moçambique. É autora de Literatura Moçambicana – As Dobras da Escrita (2011), Rui de Noronha: Meus Versos (2006), Literatura Moçambicana – A História e as Escritas (1989) e Antologia da Nova Poesia Moçambicana: 1975-1988, este em parceria com Nelson Saúte (1989), entre outros livros.

O mediador do evento será o professor Ricardo Pedrosa Alves, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e a apresentação será da professora Ana Beatriz Braun, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Alves e Ana Beatriz são especialistas em literaturas africanas.

O evento com a ensaísta moçambicana Fátima Mendonça será nesta quinta-feira, dia 15, às 13 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube. Grátis. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever neste link. Mais informações estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.