A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), também da USP, promovem a Exposição Literária Carlinhos Barreiros, o Cronista de Piraju. Inaugurada no dia 5 de dezembro, a mostra fica em cartaz até 31 de março de 2024 no Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme, em Piraju, conhecido como Casa da USP.
A exposição retrata os principais momentos da vida e da obra do pirajuense Carlinhos Barreiros, considerado um dos principais personagens da cidade. “Esta exposição literária é uma homenagem ao professor e escritor que traduziu a contracultura local por meio de prosa e paixões”, informa o professor da ECA Luciano Victor Barros Maluly, curador da exposição. A atividade conta com apoio cultural da Folha de Piraju e dos Departamentos de Cultura e de Educação de Piraju. A organização é do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (Altejor) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, liderado por Maluly.
Nascido em Piraju em 1945, Carlos Alberto Barreiros se aposentou como professor em 1995, aos 50 anos. A partir de então tornou-se cronista da Folha de Piraju. Depois passou a colaborar também com o jornal Observador e com o Jornal da Cidade, onde editou a seção Radar, dedicada à cultura pop. No mesmo ano lançou seu livro de contos Insânia: O Lado Escuro da Lua. Em 2006, Barreiros ganhou o concurso de contos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju (Fafip) na categoria Literatura: Poesias Contos Crônicas, com o texto Sade no Sertão. Atualmente, colabora com o jornal on-line e portal Folha de Piraju e com os blogs Farol Notícias, da cidade de Itaí (SP), onde publica crônicas semanais, e Piraju USP. Seu próximo livro será Freak Show: Parque das Aberrações, que está em fase de revisão.
Barreiros é fã de Stephen King, Jo Nesbo, J. K. Rowling, Jorge Amado, Ana Paula Maia e Mario Vargas Llosa. Em suas crônicas, o universo feminino é retratado com a sutileza das grandes estrelas, de Sophia Loren a Rita Lee.
A Exposição Literária Carlinhos Barreiros, o Cronista de Piraju fica em cartaz até 31 de março de 2024, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP (Rua Treze de Maio, 662, centro, em Piraju).