Nesta sexta-feira, dia 26, às 15h, o professor Ben Shneiderman, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, fará a conferência IA Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano Enquanto Aumenta a Automação. Um dos grandes especialistas na área da inteligência artificial atualmente, Schneiderman vai abordar o tema com base no seu mais recente livro, Human-Centered AI, publicado neste ano pela Oxford University Press. Organizado pela Cátedra Oscar Sala da USP – sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP -, o evento será transmitido ao vivo através do site do IEA e terá moderação do professor Virgílio Almeida, titular da cátedra. A conferência será feita em inglês, com tradução simultânea.
“Os sistemas autônomos, como robôs e algoritmos, têm capacidade de tomar decisões, mas nas decisões críticas é preciso a participação do humano”, afirma o professor Virgílio Almeida, citando como exemplos de “decisões críticas” a aprovação de vistos e a elaboração de diagnósticos médicos. “O ser humano possui sensibilidade moral e ética, que é essencial nessas decisões. É sobre isso que o professor Shneiderman vai falar.”
Virgílio Almeida destaca que o professor de Maryland é uma autoridade reconhecida internacionalmente no tema da interação entre tecnologia e seres humanos. Atualmente, Schneiderman se dedica à missão de difundir no mundo suas reflexões a respeito da necessidade do controle humano sobre a automação – numa reação à perspectiva da “automação total” propagada, por exemplo, nos filmes de ficção científica. “Talvez seja o pesquisador com maior visibilidade na área atualmente, dada a sua obra científica”, diz o titular da Cátedra Oscar Sala. “Ele tem ideias sobre inteligência artificial incluindo os humanos, não excluindo.”
A inteligência artificial – de acordo com o que Schneiderman deverá falar em sua conferência – é uma nova síntese que integra tecnologias de IA com a interação humano-computador para produzir AI centrada no humano (HCAI, na sigla em inglês). “Os que advogam essa nova síntese buscam ampliar, aumentar e realçar as habilidades humanas, assim como empoderar pessoas, construir sua autoeficácia, apoiar a criatividade, reconhecer a responsabilidade e promover conexões sociais”, dirá Schneiderman.
O evento é promovido pela Cátedra Oscar Sala em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A conferência IA Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Aumenta a Automação acontece nesta sexta-feira, dia 26, das 15h30 às 17h30, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail clauregi@usp.br, com Cláudia Regina, e na página do evento.