Nesta quarta-feira, dia 25, às 17 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove o debate on-line Como Será o Jornalismo Amanhã?. O encontro vai reunir os jornalistas Eugênio Bucci, professor do Departamento de Informação e Cultura da ECA, Carlos Eduardo Lins da Silva – ex-professor da ECA e colunista da Rádio USP (93,7 MHz) – e Caio Tulio Costa, que discutirão sobre os desafios e perspectivas para a atividade jornalística nos próximos anos. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube.
Algumas questões que nortearão o debate são: O jornalismo tem futuro? Como fica a democracia quando se enfraquecem as formas de verificação dos fatos pelas redações independentes e pelo jornalismo profissional? Como ficarão os modelos de negócio que financiam a atividade jornalística?
Eugenio Bucci é professor titular da ECA e coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
Caio Túlio Costa é especialista em mídia digital e doutor em Comunicação pela ECA. Atualmente, é professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pesquisador visitante na Universidade de Columbia. Ex-editor da Folha de São Paulo, foi um dos fundadores da empresa UOL.
Carlos Eduardo Lins da Silva é professor do Insper, em São Paulo. Mestre em Comunicação pela Michigan State University, é doutor e livre-docente em Comunicação pela ECA. Trabalhou nos jornais do grupo Diários Associados e na Folha de S. Paulo, da qual foi correspondente em Washington, e no Valor Econômico, onde foi diretor-adjunto.
ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade. Os encontros da série acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas.
O evento ECA Debate – Como Será o Jornalismo Amanhã?, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 25, às 17 horas, no canal da ECA no Youtube.