Para refletir sobre os últimos 200 anos do Brasil, a Revista USP – editada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) — vai publicar quatro números especiais dedicados ao bicentenário da Independência do Brasil. O primeiro, que traz um dossiê sobre economia e foi lançado em março passado, será tema de um Bate-Papo entre os autores do dossiê no dia 26 de abril, terça-feira, às 9 horas, no canal da USP no Youtube, com mediação do jornalista Luiz Roberto Serrano, da SCS. A revista está disponível na íntegra, gratuitamente, neste link.
O dossiê Bicentenário da Independência: Economia – presente na nova edição da Revista USP, de número 132, é coordenado pelo professor Hélio Nogueira da Cruz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Como ele afirma na apresentação da revista, que assina com os professores Flávio Azevedo Marques Saes e Guilherme Grandi, mesmo dois séculos depois o Brasil ainda mantém “certos laços históricos profundos que ainda hoje nos aproximam do período da Independência, tais como a péssima distribuição de renda, o racismo, o patriarcalismo, o patrimonialismo e a baixa prioridade à educação e à saúde pública”.
Nas próximas edições, a Revista USP vai publicar dossiês sobre cultura e sociedade (coordenado pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP e docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), política (coordenado pelo professor José Álvaro Moisés, docente da FFLCH e colunista da Rádio USP) e ciência e tecnologia (coordenado pelo professor Glauco Arbix, docente da FFLCH e coordenador do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados da USP), completando a tetralogia sobre o bicentenário da Independência do Brasil.
O Bate-Papo com os autores do dossiê Bicentenário da Independência: Economia, publicado na Revista USP, número 132, com mediação do jornalista Luiz Roberto Serrano, será realizado no dia 26 de abril, terça-feira, às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da USP no Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.