A Editora da USP (Edusp) conquistou o Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 em três categorias – Astronomia e Física, Odontologia e Psicologia e Psicanálise. A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba -, venceu o prêmio na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. O anúncio dos vencedores do Jabuti Acadêmico 2024 – primeira edição do concurso promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – foi feito nesta terça-feira passada, dia 6. A relação completa dos vencedores está disponível no site da CBL.
Entre os docentes da USP, 13 foram contemplados com a honraria. A professora Marilena Chauí, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ganhou o prêmio em duas categorias, Filosofia e Divulgação Científica, com o livro Introdução à História da Filosofia, Volume 3: a Patrística – Introdução ao Nascimento da Filosofia Cristã, publicado pela Editora Companhia das Letras. O professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), é o autor da obra vencedora na categoria Comunicação e Informação, intitulada Incerteza, Um Ensaio: Como Pensamos a Ideia que nos Desorienta (e Orienta o Mundo Digital), da Editora Autêntica. O livro publicado pela Edusp que venceu na categoria Odontologia, Exame, Diagnóstico e Instrumentação Periodontais e Peri-implantares, foi escrito por três docentes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), Arthur Belém Novaes Júnior, Michel Reis Messora e Flávia Aparecida Chaves Furlaneto Messora.
Quatro professores do Instituto de Física da USP assinam a obra da Edusp vencedora na categoria Astronomia e Física, Bases do Eletromagnetismo 2: Ondas e Relatividade: Manoel Roberto Robilotta, Suzana Salem Vasconcelos, Maria José Bechara e José Luciano Miranda Duarte. Já a professora Marina Massini, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), publicou História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira, com que a Edusp venceu o prêmio na categoria Psicologia e Psicanálise. José Djair Vendramim, da Esalq, é um dos autores do livro Inseticidas Botânicos no Brasil – Aplicações, Potencialidades e Perspectivas, publicado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e contemplado na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. A professora Aylene Bousquat, da Faculdade de Saúde Pública, é uma das organizadoras do livro Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil, publicado pela Editora Fiocruz, que venceu o Jabuti Acadêmico na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social. E ainda o professor Francisco Baptista Assumpção Junior, do Instituto de Psicologia da USP, ganhou o prêmio com o livro Autismo no Adulto, escrito em parceria com o professor José Alberto Del Porto, da Universidade Federal de São Paul0o (Unifesp) e publicado pelas Editoras Artmed e Editora dos Editores.
Instituído no ano passado, o Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado pela CBL para premiar livros produzidos nas universidades e institutos de pesquisa em 27 categorias, além de duas categorias especiais – Divulgação Científica e Ilustração. A CBL patrocina também o Prêmio Jabuti – a mais tradicional honraria do mercado editorial brasileiro -, lançado em 1959 e realizado no segundo semestre de cada ano.