
.
Em 23 de janeiro, o Coral da USP (Coralusp) realiza o workshop internacional Circle Songs. Com inscrições gratuitas e sem necessidade de experiência, a oficina apresenta um exercício de texturas vocais coletivas criadas a partir da improvisação. Os trabalhos serão conduzidos pelo músico Zuza Gonçalves e pela musicista israelense Lior Shoov, com coordenação de Beth Amin, cantora, compositora e orientadora vocal do Coralusp.
As circle songs são práticas ancestrais de canto comunitário, nas quais as referências musicais dos participantes vêm à tona através da criatividade, espontaneidade e liberdade. O termo foi cunhado por Bob McFerrin, cantor estadunidense autor do sucesso Don’t worry, be happy.
Gonçalves, que é formado em composição e regência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e foi aluno de McFerrin, está à frente da oficina pelo quarto ano consecutivo. Lior, cujo trabalho reúne voz, percussão corporal e o uso de instrumentos de diferentes culturas, se junta ao projeto do Coralusp pela primeira vez.
“Para cantores o workshop é importantíssimo”, comenta a orientadora vocal Beth Amin. “Privilegiamos o ouvir, fazemos a composição de canções circulares em grupo e também realizamos um trabalho de sociabilização. A possibilidade de fazer música junto, usar sons da natureza, usar o que cada participante traz de repertório.”
Com 100 vagas, a oficina acontece no dia 23 de janeiro, das 18 às 20h30, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. As inscrições são feitas através de formulário on-line.
SERVIÇO
Circle Songs com Zuza Gonçalves e Lior Shoov
23 de janeiro, das 18h às 20h30
Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP
Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Gratuito – 100 vagas
Inscrições pelo formulário https://goo.gl/forms/Yp9xDdtZDVuzXWiK2