USP é a melhor universidade brasileira pelo quarto ano consecutivo segundo ranking da Folha

Nesta décima edição, o ranking avaliou  203 universidades públicas e particulares a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

Publicado: 21/10/2024 às 13:01     Atualizado: 25/10/2024 às 17:13
Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens e logo RUF

Foi divulgado hoje, dia 21 de outubro, o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, que classificou a USP como a melhor universidade pública brasileira pelo quarto ano consecutivo.

Na segunda posição está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece em sexto lugar. Primeira colocada das instituições privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está na 22ª colocação geral.

Nesta décima edição, foram avaliadas 203 universidades públicas e particulares a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização, cada um com um peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%).

“Durante 2024, a USP desenvolveu importantes projetos para incrementar o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade. Para citar alguns exemplos, no que se refere à permanência estudantil, criamos o Fundo USP Diversa para garantir a permanência dos estudantes com necessidades socioeconômicas com a mesma intensidade, com a mesma dedicação que estamos dando à inclusão”, considera o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Também criamos o Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, que conta com recursos da ordem de R$ 90,6 milhões para financiar ações desenvolvidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa voltadas à integração curricular, à incorporação de metodologias ativas e de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem, à curricularização de atividades extensionistas e à internacionalização”, complementa o reitor.

Além de ter obtido a melhor nota na classificação geral (98,83), a USP também se destacou como a mais bem avaliada em 33 carreiras de graduação. Dois cursos avaliados pelo RUF não são oferecidos pela USP: Engenharia de Controle e Automação e Serviço Social. No total, o ranking analisou 19 mil cursos relativos às 40 carreiras com maior número de ingressantes no País.

Carreiras classificadas na primeira colocação (em ordem alfabética)​
Administração de Empresas
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo