O convidado deste primeiro boletim Por Dentro da USP de 2025 é o pró-reitor de pós-graduação da USP, Rodrigo Calado, que fala sobre o protocolo de intenções assinado entre a Universidade, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para incentivar os cursos de mestrado e de doutorado da USP a adotarem mudanças que possibilitarão uma pós-graduação mais atrativa, diversificada e compatível com as demandas da sociedade.
O documento também inclui as outras universidades públicas de São Paulo além da USP: a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
“A ideia deste novo modelo é poder incentivar e valorizar as duas modalidades de pós-graduação que nós temos, o mestrado e o doutorado”, considera o pró-reitor. Segundo ele, “o mestrado e o doutorado têm objetivos distintos. Enquanto o mestrado tem o objetivo de aprofundamento do conhecimento, o doutorado é a formação para a pesquisa científica”.
Calado explica que as mudanças visam a diminuir o período de formação, que hoje pode chegar a oito anos, e possibilitar novas oportunidades para os pós-graduandos em termos de trabalho, pois “permite uma formação mais eficiente, mas rápida e mais sintonizada com os interesses do estudante”.
O boletim Por Dentro da USP é uma produção que divulga quinzenalmente as ações da administração universitária de interesse da população. Ouça os episódios anteriores.