“O ano de 2024 foi um ano de muita colheita para a USP. Para 2025, o desafio é o de nos superarmos”

No último boletim “Por Dentro da USP” do ano, a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, faz um balanço e aponta perspectivas

 20/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 20/01/2025 às 16:49
Por

 

Logo da Rádio USP

Na última edição do ano do boletim Por Dentro da USP, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda faz uma avaliação sobre como foi 2024 para a Universidade.

“Foi um ano muito emblemático. Em primeiro lugar, porque foi o ano da comemoração dos 90 anos da USP. Em segundo, porque, em 2024, um conjunto de ações inovadoras, que vínhamos tomando desde o início desta gestão, puderam amadurecer, apontando para uma universidade do futuro. E em terceiro, porque a USP galgou posições de reconhecimento, não só no nosso país e na América Latina, mas em âmbito internacional, o que ela ainda não tinha tido no passado”, comenta, lembrando que as comemorações passaram por momentos marcantes, como um grande evento na Sala São Paulo, com um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) e a outorga de diplomas de reconhecimento a instituições, além de um concerto realizado pela artista Marisa Monte na Cidade Universitária.

Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para Maria Arminda, essas comemorações também ajudaram a dar mais visibilidade a algumas das inovações da gestão da USP para os próximos anos: “Elas tiveram um papel de projetar a Universidade. Várias iniciativas tomadas anteriormente floresceram em 2024, conferindo um novo panorama. Um exemplo são os centros de pesquisa, que foram criados para oferecer a possibilidade de pesquisas avançadas em áreas fundamentais, como clima, hidrogênio verde, sustentabilidade, agricultura sustentável, as instituições brasileiras, inteligência artificial ou câncer. Isso muda o formato da pesquisa na Universidade”.

Em relação às perspectivas para 2025, a dirigente é otimista: “A USP tem tido um desempenho nos rankings que nunca havia acontecido antes. Este ano de 2024 foi um ano de muita colheita para a Universidade de São Paulo. E é claro que, quando colhemos coisas tão importantes, o desafio seguinte também é maior, porque significa que nós temos a obrigação de nos superar. Então, creio que o nosso grande desafio para 2025 seja essa superação, e tenho certeza de que estaremos à altura dessa missão”.

O boletim Por Dentro da USP é uma produção que divulga quinzenalmente ações da administração universitária de interesse da população. Ouça também os episódios anteriores.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.