O combate à covid-19 na região de Piracicaba ganha um forte aliado. O Instituto Adolfo Lutz habilitou o laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para realizar diagnósticos da covid-19 por RT-PCR. A unidade, montada pelas duas instituições em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), fica no campus da USP em Piracicaba e integra a campanha Fealq Pela Vida.
A meta é fazer 570 testes diários em três laboratórios. A campanha Fealq Pela Vida envolve também prefeituras, além da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP e a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos.
A campanha foi criada com o objetivo de captar recursos para viabilizar testes da doença a pacientes do SUS e trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.
Com a habilitação do Instituto Adolfo Lutz, o laboratório de Piracicaba pode fazer testes em pacientes da rede pública de saúde. O espaço ainda depende de liberação da Vigilância Sanitária do município para estender os diagnósticos aos trabalhadores do agronegócio.
O diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Sidnei Massola Júnior, da Esalq, afirma que o aval da Vigilância pode sair nos próximos dias. Cerca de R$ 750 mil foram investidos na montagem da unidade até o momento.
A fundação recebe e repassa as doações dos recursos que serão integralmente revertidos em exames para a população, além de realizar as parcerias que permitirão que empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos possam doar os diagnósticos, a preço de custo de R$ 180, para seus colaboradores por meio dos Testes Solidários.
Nessa categoria de contribuição, para cada contratação com intuito de testar funcionários, a empresa é convidada a doar um número equivalente de diagnósticos para pacientes do SUS. Veja como obter mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.
Ouça entrevista sobre a campanha Fealq Pela Vida no player abaixo.
Por: Caio Albuquerque, Divisão de Comunicação Social da Esalq/USP