USP em Piracicaba recebe habilitação para diagnosticar covid-19

Unidade conjunta da Esalq/USP e Cena/USP integra projeto “Fealq Pela Vida” que recebe doações para testes do SUS

08/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/06/2020 as 21:37
Prédio Central do campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba  – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O combate à covid-19 na região de Piracicaba ganha um forte aliado. O Instituto Adolfo Lutz habilitou o laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para realizar diagnósticos da covid-19 por RT-PCR. A unidade, montada pelas duas instituições em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), fica no campus da USP em Piracicaba e integra a campanha Fealq Pela Vida.

A meta é fazer 570 testes diários em três laboratórios. A campanha Fealq Pela Vida envolve também prefeituras, além da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP e a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos.

A campanha foi criada com o objetivo de captar recursos para viabilizar testes da doença a pacientes do SUS e trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.

Com a habilitação do Instituto Adolfo Lutz, o laboratório de Piracicaba pode fazer testes em pacientes da rede pública de saúde. O espaço ainda depende de liberação da Vigilância Sanitária do município para estender os diagnósticos aos trabalhadores do agronegócio.

O diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Sidnei Massola Júnior, da Esalq, afirma que o aval da Vigilância pode sair nos próximos dias. Cerca de R$ 750 mil foram investidos na montagem da unidade até o momento.

A fundação recebe e repassa as doações dos recursos que serão integralmente revertidos em exames para a população, além de realizar as parcerias que permitirão que empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos possam doar os diagnósticos, a preço de custo de R$ 180, para seus colaboradores por meio dos Testes Solidários.

Nessa categoria de contribuição, para cada contratação com intuito de testar funcionários, a empresa é convidada a doar um número equivalente de diagnósticos para pacientes do SUS. Veja como obter mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.

Ouça entrevista sobre a campanha Fealq Pela Vida no player abaixo.

Por: Caio Albuquerque, Divisão de Comunicação Social da Esalq/USP

Logo da Rádio USP