Um podcast para entender a relação entre seres humanos e o oceano

Série jornalística de cinco episódios fala sobre o impacto que atividades humanas estão tendo no ambiente marinho, essencial para o futuro da vida no planeta

 Publicado: 20/12/2024 às 11:55
Por

.
Ondas de calor, acidificação da água, pesca predatória, destruição de manguezais, poluição plástica e orgânica … A vida não está fácil para quem vive no oceano nem para quem vive em terra firme, mas também depende dos ecossistemas marinhos para a sua sobrevivência — incluindo nós, seres humanos, apesar de isso não ser óbvio para a maioria das pessoas. Esse é o fio condutor da narrativa de O Mar Não Está Pra Peixe, um podcast produzido pelo Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira, e publicado entre julho e agosto de 2024.

O podcast é resultado de um trabalho jornalístico criterioso, conduzido pelo repórter Herton Escobar ao longo de vários meses, envolvendo dezenas de entrevistas com especialistas e consultas a centenas de publicações científicas sobre os temas abordados. São cinco episódios ao todo; cada um deles focado em um grande tema e seus impactos no oceano: mudanças climáticas, pesca, poluição plástica, degradação de ecossistemas costeiros e áreas protegidas marinhas. O objetivo é ajudar as pessoas a entender a importância do oceano para a vida no planeta e as consequências que suas ações têm para o ambiente marinho.

Os episódios estão disponíveis no site do Jornal da USP (neste link), assim como no Spotify (clicando aqui) e outras plataformas de áudio. Clique no player abaixo para conferir o teaser. A seguir, clique para ouvir todos os episódios.

.
Episódios do podcast O mar não está pra peixe:

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.