Com a multiplicação das fake news ficou mais difícil saber quais conteúdos são realmente confiáveis na internet, principalmente sobre ciências. O Science Vlogs Brasil (SVBR) é uma comunidade de divulgação científica que faz a curadoria de canais do Youtube para dar a eles um selo de confiabilidade e de qualidade. No último dia 16 de maio, o projeto iniciou uma nova fase.
Segundo Vinícius Penteado, atual diretor do SVBR, a nova etapa busca expandir a comunidade por meio dos “Patronos”, membros que ganham a responsabilidade de divulgar a importância da iniciativa nas redes sociais. Dentre eles, canais como dos youtubers Pirula (‘Canal do Pirula’), Schwarza (‘Poligonautas’), Sérgio Sacani (‘SpaceToday’) e do ‘Prof. André Azevedo da Fonseca’. Recentemente, o médico Drauzio Varella também entrou para o time de Patronos.
.
O canal de Drauzio Varella tem mais de um milhão de inscritos.
.
Outra maneira encontrada para contribuir com essa meta foi a criação do Amigo SVBR, categoria que possibilita a canais detentores do selo escolherem outros para se associarem e trocarem experiências com perspectivas de, no futuro, se juntarem à comunidade.
“Esse relançamento é para que o SVBR, projeto que já tem três anos, tenha a visibilidade que merece porque ele é subaproveitado. As pessoas não sabem nem de sua existência e, portanto, que existe uma variedade gigante de divulgação científica no Youtube”, comenta Penteado sobre a importância da proposta. O compromisso com a busca de informações de qualidade também é destacado pelo diretor.
USP no YouTube
A comunidade da USP também está inserida no Science Vlogs, como é exemplo o canal de Caio Dallaqua. Graduando em Física na USP e divulgador científico, o estudante é o responsável pelo ‘Caio na aula’, que apresenta conteúdos variados sobre ciência e tecnologia.
A utilização da plataforma de vídeos proporciona liberdade em diversos aspectos. “Uma das coisas mais importantes, eu diria, em uma boa divulgação científica é o aspecto humano dela”, explica Caio Dallaqua.
A proximidade proporcionada por esse tipo de produção de conteúdo é vantajosa por tornar possível explorar imagem e som, além da inserção dos assuntos no cotidiano das pessoas. “Ciência também é uma coisa que está cada vez mais no nosso dia a dia.”
Outros canais de alunos e ex-alunos da USP também fazem parte do SVBR.
Julia Jaccoud, a Matemaníaca, é licenciada em matemática e busca conversar com as pessoas de forma divertida sobre essa matéria que assusta tantos estudantes.
O Dispersciência, criado por estudantes de biologia em 2016, tem como objetivo ser um meio de diálogos entre a universidade e o público não acadêmico.
Os Astrotubers são graduandos e pós-graduandos de física e astronomia de diversas universidades do País que se uniram para fazer divulgação científica na área. A importância da ciência para a sociedade, em diversas áreas, é abordada no canal Dragões de Garagem, através de vídeos semanais sobre o que a academia desenvolve.
Por fim, Guilherme Lui, do ComCiência Corporal e estudante de educação física, tem como objetivo divulgar pesquisas e conhecimentos de uma área que considera desvalorizada apesar de ter grande relevância.
O Science Vlogs Brasil também busca dar continuidade ao desenvolvimento de boas práticas de divulgação científica no País, estimulando a profissionalização da atividade. Atualmente, projetos como este são amplificadores da disseminação de informações científicas confiáveis na internet.