Filosofia e ciência são parceiras no desenvolvimento do conhecimento

Colunista afirma que as duas compartilham ferramentas comuns da lógica da análise conceitual e argumentação rigorosa

O médico ginecologista Alexandre Faisal analisa se a ciência precisa de filosofia ou não. Ele comenta sobre o periódico americano Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), que defende aqueles que propõem uma interação entre ciência e filosofia, podendo ela ser útil para profissionais de ambos os lados.

Faisal afirma que filosofia e ciência compartilham ferramentas que são comuns da lógica da análise conceitual, da argumentação rigorosa. “Para promover a cooperação entre as duas áreas na prática o caminho passa pela inclusão da filosofia e de outras disciplinas da áreas de humanas, nos experimentos científicos, nos congressos, na academia, nos artigos e periódicos científicos”, ressalta.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Saúde Feminina.


Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal, vai ao ar toda quinta-feira às 10h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.