O Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP acaba de lançar o livro Arte e educação: ressonâncias e repercussões, organizado pelos professores Sumaya Mattar, do Departamento de Artes Plásticas da ECA, e Alberto Roiphe, doutor em Educação pela USP e professor da Universidade Federal de Sergipe. A publicação tem como tema os processos de criação na educação e nas artes, discutindo questões relacionadas ao ato de criação didática de professores e de artistas.
A obra reúne textos apresentados no segundo Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, organizado pelo Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA, e realizado em abril de 2016 na Universidade de São Paulo. Criado em 2010 no Departamento de Artes Plásticas, o grupo vem, desde então, intensificando e aprofundando estudos, pesquisas e ações educativas em torno dos processos de ensino e aprendizagem da arte na contemporaneidade. Este trabalho já resultou em dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de conclusão de curso de graduação, projetos de extensão, pesquisas de iniciação científica e projetos educativos e artísticos, que compõem um rico material que foi apresentado e debatido durante o evento.
A publicação é organizada em quatro partes: a primeira, Desafios e engajamentos da extensão universitária: reverberações, envolve pesquisas e práticas de extensão desenvolvidas na USP e em outros locais, voltadas a diferentes públicos, sobretudo educadores. Na segunda parte, Da prática educativa aos processos de emancipação, são apresentados os processos de criação e da própria formação de professores do ensino fundamental, médio e superior, com foco no trabalho realizado em sala de aula. Nesse caso, diferentes linguagens da arte e procedimentos metodológicos caracterizam as pesquisas e as ações educativas registradas.
A terceira parte da obra, Linguagens e espaços: sentidos partilhados, aborda as diversas possibilidades espaço-temporais dos processos de atuação de educadores artistas. Por fim, Oficinas compartilha com o público algumas proposições dos integrantes do grupo durante o evento, ocasião em que os participantes puderam vivenciar processos de criação relacionados aos temas das comunicações. Há relatos de oficinas práticas sobre o uso da cartografia para o planejamento de ensino, sobre o desenho de jardins e a aproximação entre arte e biologia e sobre a criação de um folheto de cordel.
A publicação contou com o financiamento da Capes e a colaboração do Instituto Arte na Escola. A versão digital pode ser acessado gratuitamente no site do Instituto Arte na Escola, através deste link, e na página do Grupo no Faceboook.
Bibliotecas e instituições da área podem adquirir exemplares impressos, gratuitamente, mediante ofício encaminhado para sumayamattar@gmail.com.
Mais informações: e-mail sumayamattar@gmail.com