Foi lançado em junho o livro As Brasileiras e a Publicidade Contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras, de autoria de Francisco Leite, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes (ECA) USP. A obra, que é resultado de uma pesquisa de doutorado, procura entender a reação das mulheres brasileiras às propagandas contraintuitivas, ou seja, aquelas propagandas que dão protagonismo positivo à mulher negra, rompendo com estereótipos negativos de publicidades tradicionais que associam as negras às minorias sociais.
Segundo o autor, as propagandas contraintuitivas “são formas estratégicas e inovadoras da publicidade que trazem novas abordagens e representações de indivíduos alvo de estereótipos em discursos midiáticos sob luzes positivas”, afirma.
O livro foi lançado durante o Fórum Mídia, representatividade e diversidade: desafios e caminhos estratégicos para a expressão da igualdade racial na publicidade, promovido pelo Serviço Social do Comércio-SP (SescSP) e pela ECA. A tese “Experiências de interação de mulheres brasileiras com publicidade contraintuitiva: Um estudo em Grounded Theory”, foi defendida em 2015, sob orientação de Leandro Leonardo Batista, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA.
O livro (380 páginas) foi publicado pela Editora Alameda Casa Editorial, São Paulo, 2018, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Mais informações: e-mail fcoleite@usp.br, com Francisco Leite